É preciso ter como que um pressentimento dos mistérios da vida (R. Steiner)
Perseverança é aprender
aprender é praticar,praticar é repetir,
repetir é ganhar experiência,
experiência é crise,
crise é prova,
prova é fortalecimento,fortalecimento é liberdade,
liberdade é criar do nada,
criar do nada é transformar,
transformar é caminho e fim ao mesmo tempo!
Rudolf Steiner
Não há, basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o entorno da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.
R.Stainer
Fonte: GA 306, palestra de 20/4/1923.
Do mesmo fundamento do qual nascem todos os desejos e cobiças nasce também o anseio de altos ideais, a ânsia de tornar os seres humanos felizes e de criar obras de arte nas consecutivas épocas culturais humanas. Do mesmo fundamento, do manancial das perniciosas cobiças dirigidas para o mal, nascem também os empenhos pelo que de mais elevado pode ser produzido na Terra. E não existiria, na alma, o entusiasmo pelo bem supremo se não fosse possível, de outro lado, que o mesmo entusiasmo pudesse mergulhar também no vício e no mal.
Rudolf Steiner
Fonte: GA120, p. 190.
Hoje em dia tudo deixa a humanidade impassível. Os fatos mais importantes, de mais alcance e mais incisivos, são vistos como mera sensação. Não têm efeito suficiente para abalar as pessoas. Assim, por melhores democracias e parlamentos que as pessoas tenham, quando elas se reúnem nos parlamentos o destino da humanidade não se faz presente, pois a maioria das pessoas que foram eleitas, para lá atuarem, não estão imbuídas dos desígnios da humanidade.
Rudolf Steiner
Fonte: GA 296, palestra de 15/8/1919, p. 109.
... Do mesmo modo como a natureza providencia o ambiente adequado para o corpo físico humano antes do nascimento, assim também o educador precisa oferecer um ambiente físico adequado depois do nascimento. A criança imita tudo o que ocorre no ambiente físico a sua volta e, enquanto imita, seus orgãos físicos se moldam em formas que depois permanecem. Devemos tomar a palavra ambiente num sentido bastante amplo. Faz parte dele tudo o que se desenrola ao redor da criança, tudo o que pode ser percebido por seus sentidos, que pode atuar sobre suas forças espirituais a partir do espaço físico. Aqui também se incluem todas as ações morais e imorais, sábias e levianas que a criança possa ver. A criança desenvolve uma saudável capacidade de ver, quando lhe são oferecidas as cores a luz em seu ambiente, da mesma maneira como se formam no cérebro e na circulação disposições físicas para um sentido moral saudável, quando a criança vive num ambiente moral. Caso a criança veja apenas comportamentos levianos em seu ambiente antes dos 7 anos, seu cerebro assume uma forma tal que, no decorrer da sua vida, se tornará apropriado só para leviandades.
Não posso esperar que algo mude lá fora na vida social se eu mesmo não me puser em movimento.
Rudolf Steiner
Do mesmo fundamento do qual nascem todos os desejos e cobiças nasce também o anseio de altos ideais, a ânsia de tornar os seres humanos felizes e de criar obras de arte nas consecutivas épocas culturais humanas. Do mesmo fundamento, do manancial das perniciosas cobiças dirigidas para o mal, nascem também os empenhos pelo que de mais elevado pode ser produzido na Terra. E não existiria, na alma, o entusiasmo pelo bem supremo se não fosse possível, de outro lado, que o mesmo entusiasmo pudesse mergulhar também no vício e no mal.
Rudolf Steiner
Rudolf Steiner
O que se diz a criança, o que se ensina a criança, não a impressiona.Mas como você realmente é, se você é bom e expressa esta bondade em seus gestos ou se você é bravo ou raivoso o expressa isso em seus gestos, em suma, tudo que você mesmo faz prossegue dentro da criança. Isto é essencial.A criança é, toda ela, um orgão sensorial, ela reage a todas impressões que são estimuladas nela por outras pessoas. Portanto é essencial que não se pense que a criança seja capaz de aprender (pela razão) o que é bom, o que é ruim... mas é essencial que se saiba que tudo o que é feito na proximidade da criança é transformado no organismo infantil em espírito, em alma e em corpo.A saúde da criança durante toda a vida vai depender de como nos portamos em sua proximidade. As tendências que a criança desenvolve dependem de como nos comportamos perto dela"
Rudolf Steiner
muito inspirador este registro...continuem nutrindo essa força vital.
ResponderExcluirInformações muito pertinentes para o cidadão comum que, normalmente, não tem acesso a conhecimentos restritos a grupos de profissionais ligados a setores envolvendo produção de alimentos.
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