Segundo ano de vida
A criança quer conquistar a postura ereta e, lentamente, começa a andar. Seu meio ambiente amplia-se cada veez mais, tudo é novono seu horizonte. Ela quer pegar, experimentar e interiorizar.
Os pais continuam dizendo: "Não ponha areia na boca! Não engula as pedrinhas e não coma a flor". E, inconscientemente, a criança entende: " Não interiorize tudo! Basta que você perceba externamente!". O importante nessas vivênciasé que a criança cheire a flor, sinta a água e veja as cores. Ao lado disso, a criança tem de treinar horas para ficar em pé sobre suas perninhas, para dar os seus primeiros passos. Vencer esta lei física, a gravidade, que conquista!!!
Pequenos blocos de madeira em diversos tamanhos servem como material para vivências,Talvez um pequeno carro de madeira, quepossa ser empurrado ao engatinhar. Ou uma bola de tecido, seja de lã ou de feltro, para a criança rolar. Além disso, podemos utilizar sementes, pauzinhos e pedras, que os pais podem recolher no mato ou em uma praia, de preferência com as próprias crianças.Além de terem valor educativo muito maior, esses objetos não precisam ser comprados com dinheiro. Na praia existem incontáveis variedades de conchas, tão diferentes umas das outras! Uma criança que aprendeu a brincar com essas coisas nunca se entediará.
A fala quer ser aprendida, e isso é feito por imitação. Pais que falam e articulam bem são a melhor premissa para a criança, mais tarde, aprender com prazer a sua língua.
Fonte: Minha Querida Boneca-
Karin Evelyn de Almeida- pag17
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