sábado, abril 26

Alimentação

Dica : Alimentação 


Observamos que cada cidadão deve despertar para uma incrivel responsabilidade consigo mesmo e com o coletivo, agindo individualmente e conjuntamente todos os dias. Cabe a nós ajustar o sistema para que sustentabilidade e ecologia se integrem completamente em nossa rotina. Como consumidores conscientes temos o poder e o dever de colocar a casa em ordem e arrumar essa bagunça que coloca todo mundo em risco!
1. Desindustrializar a despensa! Sempre que possível, compre alimentos frescos, integrais e artesanais;
2. Usar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SACs) sempre que identificar que uma empresa não têm responsabilidade sócioambiental no seu ciclo produtivo;
3. Comprar diretamente da Agricultura Familiar (priorizando os de origem orgânica, agroecologica e de agricultura em transição);
4. Priorizar o consumo em um raio de até 200 Km da cidade, fortalecendo o comércio de bairro e arredores, afim de estimular as economias locais.
5. Inserir biodiversidade no prato. Conhecer as plantas alimentícias não convencionais, frutos nativos e sementes crioulas;
6. Comer de acordo com a sazonalidade dos alimentos;
7. Consumir menos carnes e produtos derivados, priorizando pecuária natural e pesca artesanal;
8. Difundir amplamente o debate dos agrotóxicos e transgênicos entre os cidadãos. Mobilize-se para que o poder público combata os danos sociais, ambientais e à saúde humana que eles provocam.
9. Otimizar os processos culinários a fim de minimizar os desperdícios;
10. Assumir responsabilidade por nossos resíduos através da coleta seletiva e compostagem.
11. Seguir o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar;
12. Relacionar-se mais com a terra. Pise na grama, plante em casa e participe de hortas comunitárias;
13. Compreender o ciclo e manejo da água. Participe das soluções relativas ao tema;
14. MUDAr a Si próprio. Investir com carinho no aprimoramento pessoal, harmonizando, corpo, mente e espírito. Divirta-se!
15. Sentir-se parte de um coletivo, compartilhando bens e saberes com outras pessoas. Experimente trocar produtos solidariamente e evite o consumismo desnecessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário