segunda-feira, agosto 29

Construindo bonecas: Construindo a mim mesma!

“É preciso ativar as mãos como instrumentos terapêuticos em suas inúmeras possibilidades de execução, pois a cada transformação externa com os materiais expressivos analogamente são geradas transformações internas.

E neste universo de mãos e materialidade, construímos nossa autonomia expressiva e ativamos nosso processo criativo e desse modo estas mãos são instrumentos potenciais de germinação e construção.”

Ângela Philippini

Reverencio amorosamente estas palavras ao iniciar esta partilha com os leitores, sobre construir com as mãos, criar, confeccionar bonecas de pano de forma simples e lúdica.

Minha experiência em construir bonecas artesanais nos últimos anos, sobretudo tem vitalizado a minha alma de uma forma única e enriquecedora. Ela me oferece infinitos presentes: alguns invisíveis, mágicos, outros, porém, encantadores...

Eu me sinto mais conectada e integrada ao fluxo da vida, quando permito que minhas mãos transformem tecidos e lãs, em algo vivo e especialmente prazeroso.

Assim também, relembro de outras pessoas que também fizeram algumas bonecas comigo, relatos e experiências muito bonitas e significativas. Penso que vale a pena compartilhar sobre tal assunto, e desfrutar da beleza e da agradável brincadeira contida nesta vivência. As atividades manuais ajudam-nos a resgatar o caminho de nossa busca rumo a individualidade, a recriar o processo rítmico da respiração, expandindo nossa consciência de forma estruturante e harmoniosa. Considero que estas atividades em sua complexidade, nos proporcionam uma ação meditativa, pois os exercícios rítmicos elaborados na costura e na confecção de bonecas, por exemplo, trabalham diversos aspectos nesse sentido. Penso que é preciso me isolar (enquanto construo a boneca), para criar o novo e continuarmos o processo, ou seja, vivermos de maneira integrada conosco e com o mundo. Meditar significa aquietar-se, estar fora do caos, para então vivermos sabiamente nele. Portanto, em minha vivência com os trabalhos manuais, inclusive a feitura de bonecas, percebo que elas nos ensinam a meditar, utilizando as mãos que apóiam sobre o coração, estabelecendo uma ponte entre o pensar e o fazer, que consequentemente, tem como elo o sentir; compondo assim um indivíduo hábil e criativo.

Podemos destacar ainda alguns objetivos fundamentais que alcançamos nesta experiência: o desenvolvimento da autonomia, a autoconfiança, a capacidade de realização, gratidão, flexibilidade de pensamentos frente à vida, aumento da concentração e da atenção, dentre outros aspectos importantes.

Confeccionamos as bonecas fundamentadas na Pedagogia Waldorf, e ainda utilizamos materiais naturais como malha de algodão, lã de carneiro, tecidos variados, feltro, além de muito respeito, cuidado e carinho para com o nascimento da boneca Este trabalho resgata a importância de construir bonecas (os), ampliando nossas percepções sobre a imagem do ser humano, daí sua grande contribuição terapêutica. É recomendado para profissionais da área da educação, psicologia, terapeutas em geral, estudantes, pais, avós, e outros interessados.

Lílian de Almeida Pereira Bustamante Sá
Pedagoga e Psicopedagoga
Formação em Pedagogia Waldorf, Arte-Educação e Socioterapia


Imagem https://dikecraftart.wordpress.com/tag/pedagogia-waldorf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário