segunda-feira, agosto 29

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 6/7 ANOS DE IDADE – PRONTIDÃO ESCOLAR

Na infância, do nascimento aos 6–7 anos de vida, a criança está desenvolvendo sua vida anímica, o corpo físico, os movimentos corporais, a coordenação motora, principiando sua vida de relações; e ainda o pensar e a força imaginativa e criativa, tudo isso por meio do brincar.
O brincar é a forma de a criança se expressar, imitando tudo ao seu redor e formando sua linguagem imaginativa da fantasia.

Num ambiente da educação infantil, é necessário que as crianças convivam com as diferentes idades, de 4 a 6 anos; isso possibilita uma verdadeira integração social.

As crianças mais jovens trazem sua fluidez para as situações de jogos e brincadeiras e os mais velhos trazem sua direção interior, já elaborando mais detalhadamente as brincadeiras, e todas se completam muito bem. Ao oferecermos atividades para as diferentes idades num jardim-de-infância, podemos observar que os mais velhos ajudam os menores quando estes têm dificuldade, os menores admiram os mais velhos, etc.

O ritmo saudável de atividades criativas, artísticas e lúdicas, a postura correta dos educadores, num ambiente que contenha a natureza, com um espaço calmo para as crianças de diferentes idades conviverem, uma boa alimentação e a convivência harmoniosa com as famílias – eis os pilares para a aprendizagem no jardim-de-infância.

Os sistemas neurológico e motor da criança, nessa fase, desenvolvem-se por meio da movimentação corporal, dos relacionamentos sociais, do impulso da criança no sentido de apreender o mundo e de aprender com o mundo. Por isso a importância do cuidado com os diferentes estímulos externos que afetam e formam todos os órgãos internos da criança. As crianças deveriam ficar na educação infantil até completar os 6 anos de idade, para ter um desenvolvimento saudável, e ser atendidas em todas as suas necessidades.

Entre o sexto e sétimo ano de vida, a criança encerra uma etapa importantíssima de todas as conquistas que serão o alicerce do aprendizado futuro. O respeito por cada etapa de seu desenvolvimento, sem acelerar, resulta na organização essencial de seu corpo físico, para que este possa apoiar a organização de uma vida independente, ora em desenvolvimento. Essas forças, que estavam em grande atividade na criança durante sua maturidade corporal e social, do nascimento aos 7 anos de idade, são então liberadas para o aprendizado. Completando 7 anos de idade no primeiro ano escolar, a criança terá mais probabilidade de estar madura para iniciar uma nova etapa.

Pesquisas e estudos mostram as grandes vantagens das crianças que entram no primeiro ano escolar (para a alfabetização) com 6 anos completos, fazendo depois 7 anos. Esses alunos estão mais maduros e apresentam um passo à frente no aprendizado. Isso é detectado quando terminam a fase escolar que vai até o 5º ano. Eles apresentam uma melhor compreensão de textos e do raciocínio matemático.

Ficou evidenciado, em estudos, que crianças alfabetizadas mais tarde alcançaram melhores resultados do que apontam os testes com crianças alfabetizadas mais cedo.
As mais velhas simplesmente estão mais prontos e conseguem concentrar-se melhor.

Elas apresentam uma melhor organização e capacidade de lidar com experiências negativas e desafios.

Maria Chantal Amarante

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