O cotidiano de uma escola Waldorf permite observar a utilização de diversos
procedimentos artísticos na sala de aula durante toda a educação básica.
Especialmente no
período correspondente ao ensino fundamental, percebe-se que a pintura em aquarela e o uso
de diversos tipos de narrativa – contos, mitos, biografias – norteiam a ação docente como base
para o planejamento diário. Uma narrativa pode subsidiar o ensino de qualquer conteúdo,
desde a alfabetização, o ensino de matemática ou história, até alcançar disciplinas mais
abstratas como, por exemplo, a geometria, dada no quinto ano. A pintura em aquarela é
utilizada para a elaboração imagética desses conteúdos e perpassa todos eles ao longo da
formação do aluno. Além disso, no currículo Waldorf, ela é considerada como aula principal,
assim como matemática, português etc. Isso se explica por dois pressupostos teóricos tomados
por Rudolf Steiner como fundamentação da Pedagogia Waldorf: a cosmovisão Goethiana, que
propõe que se utilize a arte como metodologia para a aquisição de conhecimento; e a visão de
Schiller sobre a necessidade de uma educação estética do homem.
Rosely Aparecida Romanelli
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http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT24-6061--Int.pdf
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