sábado, agosto 13

Cora Coralina

Eu sou a terra, eu sou a vida. 
Do meu barro primeiro veio o homem. 
De mim veio a mulher e veio o amor. 
Veio a árvore, veio a fonte. 
Vem o fruto e vem a flor. 
Eu sou a fonte original de toda vida.
Sou o chão que se prende à tua casa.
Sou a telha da coberta de teu lar.
A mina constante de teu poço.
Sou a espiga generosa de teu gado e certeza tranqüila ao teu esforço.
Sou a razão de tua vida.
De mim vieste pela mão do Criador, e a mim tu voltarás no fim da lida.
Só em mim acharás descanso e Paz.
Eu sou a grande Mãe Universal.
Tua filha, tua noiva e desposada.
A mulher e o ventre que fecundas.
Sou a gleba, a gestação, eu sou o amor.
A ti, ó lavrador, tudo quanto é meu.
Teu arado, tua foice, teu machado.
O berço pequenino de teu filho.
O algodão de tua veste e o pão de tua casa.
E um dia bem distante a mim tu voltarás.
E no canteiro materno de meu seio tranqüilo dormirás.
Plantemos a roça.
Lavremos a gleba.
Cuidemos do ninho, do gado e da tulha.
Fartura teremos e donos de sítio felizes seremos.

Cora Coralina

Imagem-http://aveluz.ning.com/photo/mae-cosmica

A Biodinâmica



Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Antroposofia, colocou, durante o Congresso de Pentecostes, em 1924, a pedra fundamental espiritual do Movimento Biodinâmico, em forma de um ciclo de 8 palestras para agricultores (*). Esse congresso teve lugar no castelo Koberwitz perto de Wroclaw/Breslau, que hoje abriga a prefeitura de Kobierzyce, Polônia.
O impulso da Agricultura Biodinâmica, sendo uno com a Antroposofia, tem como conseqüência natural da renovação do manejo agrícola, o sanar do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano.
Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho da industrialização direcionada à monocultura e da criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.
A Agricultura Biodinâmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual/ética com o solo, com as plantas e os animais e com os co irmãos humanos.
A Biodinâmica quer lembrar todos os seres humanos que "A agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".
O ponto central da Agricultura Biodinâmica é o ser humano que conclui a criação a partir de suas intenções espirituais baseadas numa verdadeira cognição da natureza. Ele quer transformar sua fazenda ou sítio em um organismo em si, concluso e maximamente diversificado; um organismo do qual a partir de si mesmo for capaz de produzir uma renovação. O sítio natural deve ser elevado a uma espécie de individualidade agrícola"
O fundamento para tal é a integração de todos os elementos ambientais agrícolas, tais como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capões arbustivos, mananciais hídricas e várzeas etc.. Caso o organismo agrícola ordene-se em torno desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e atinge-se a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos.
A partida e a continuidade desse desenvolvimento ascendente da totalidade do organismo/empresa é assegurado pelo manejo biodinâmico dos tratos culturais agrícolas e do uso de preparados apresentados pela primeira vez por Rudolf Steiner durante o Congresso de Pentecostes. Trata-se de preparados que incrementam e dinamizam a capacidade intrínseca da planta a ser produtora de nutrientes, seja por mobilização química, transmutação ou transubstanciação do mineral morto ou por harmonização e adequação na reciclagem das sobras da biomassa produzida. Esses preparados apóiam a planta a ser transmissor, receptor e acumulador do intercâmbio da Terra com o Cosmo.
Adubar na biodinâmica significa, portanto, aviventar ou vivificar o solo e não simplesmente fornecer nutrientes para as plantas. A grande preocupação que devemos ter é o que fazer para que isso aconteça. Nesse caso é possível abster-se de muito do que hoje em dia parece ser imprescindível. Na Agricultura Biodinâmica não se usam adubos nitrogenados minerais, pesticidas sintéticos, herbicidas, hormônios de crescimento, etc. A concepção do melhoramento biodinâmico dos cultivares ou das raças está em irrestrita oposição à tecnologia transgênica. A ração para os animais é produzida no próprio sítio ou fazenda e a quantidade dos animais mantidos está em relação com a capacidade natural da área ocupada.
O agricultor biodinâmico está empenhado em fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo pode responsabilizar-se, a saber, o que serve ao desenvolvimento duradouro da "individualidade agrícola". Isso inclui o cultivo e a seleção das suas próprias sementes, como também a adaptação e a seleção própria de raças de animais. Além disso, significa uma orientação renovada na pesquisa, consultoria e formação profissional.
O agricultor biodinâmico aprende, dentro do processo de trabalho, a ser ele mesmo um pesquisador, aprende a participar e transmitir sua experiência a outros e a estabelecer dentro do seu estabelecimento um local de formação profissionalizante para gerações vindouras.
Uma renovação desta natureza desperta o interesse das pessoas que vivem nas cidades. Elas ligam-se com esta ou aquela fazenda ou sítio, apóiam e ajudam como podem, tornando-se fieis fregueses. Elas colaboram na formação de mercados regionais tornando-se associados solidários mútuos. Há iniciativas novas de importância fundamental em toda parte para que a agricultura possa enfrentar com sua autonomia regional a globalização do mercado mundial. Agricultura não é somente profissão para ganhar dinheiro, mas é principalmente encargo de vida, é vocação.
Em mais de 50 países a Agricultura Biodinâmica é praticada ao serviço do cultivo do meio ambiente e alimentação saudável do ser humano. No mundo inteiro os produtos biodinâmicos são uniformemente comercializados sob a marca DEMÉTER. A marca DEMÉTER garante uma cultura agrícola baseada em medidas novas nos campos culturais/espirituais, políticos/legais, econômicos e ecológicos.
Para o desenvolvimento da agricultura e da cultura em geral no Brasil será de maior significação, achar personalidades suficientes que tenham a coragem e a força de iniciativa de se colocar ao serviço dessa renovação da agricultura.

(*) Steiner, R. Fundamentos da Agricultura Biodinâmica. 8 palestras dadas en Korberwitz, 7-16/6/1924, GA (Gesamtausgabe, catálogo geral) 327. Trad. Gerard Bannwart. São Paulo: Editora Antroposófica, 1993.

Bernardo Thomas Sixel
(Original de 2003; última revisão de V.W.Setzer em 13/3/10)

http://www.sab.org.br/portal/agricultura-biodinamica/45-o-que-e-a-agricultura-biodinamica

A festa da Páscoa na visão da antroposofia


A Páscoa é uma festa repleta de imagens fortes e marcantes. No hemisfério sul, ela ocorre no outono, no primeiro domingo após a primeira lua cheia. A Páscoa é sempre comemorada no domingo, mostrando uma relação com o Sol, astro que rege esse dia da semana, mas também tem relação com a Lua cheia, lembrando que a lua não tem luz própria, apenas reflete a luz do sol.
Antigamente, porém, ela acontecia apenas no hemisfério norte, na época da primavera, quando as pessoas ainda tinham grande relação com as forças da natureza. Naquela época, sobreviver ao rigor do inverno era um grande desafio, e chegar à primavera era motivo de grande celebração. Era nesta época do ano que a vida recomeçava, as cores retornavam, tudo desabrochava. Era a vitória da vida sobre a morte.
A palavra Páscoa, vem do hebraico, PESSACH, que significa passagem. Quando Moisés desafiou o faraó e conduziu seu povo rumo à Terra Prometida libertando-os da escravidão. Neste fato histórico, mais uma vez ocorreu a vitória da vida sobre a morte.
Na tradição cristã, a Páscoa novamente ocupa uma importância fundamental. Após os quarenta dias da quaresma e depois de refletir sobre os acontecimentos vivenciados por Jesus Cristo durante a Semana Santa (domingo de ramos, condenação da figueira, encontro com adversários no templo, unção, santa ceia e lava pés, morte, descida ao reino dos mortos e ressurreição), os cristãos comemoram, no domingo de Páscoa, a glória da ressurreição de Cristo.
Com sua paixão, morte e ressurreição, Cristo deixou-nos o precioso legado de uma nova vida após a morte, e quando seu corpo e sangue penetraram nas profundezas da terra ela se torna um centro de luz, vivificada pelo Eu do Cristo. Diante desta consciência, podemos refletir sobre nossas atitudes perante esta Terra, nosso planeta, tão sagrado.
Outra imagem, que claramente mostra à idéia de vida, morte e ressurreição é a metamorfose da lagarta em borboleta, representando a morte do corpo, a transformação e o renascer. A imagem arquetípica da borboleta que, quando lagarta, fecha-se num escuro casulo deixando a luz e o calor transformarem sua existência em cor e leveza.
O coelho e os ovos também possuem um significado especial nas comemorações pascais. O ovo representa uma vida interior, ainda em estado germinal, que se desenvolve, rompe uma casca dura e em seguida desabrocha em sua plenitude, assim como Cristo ressuscitado saiu de sua tumba. O coelho, por sua vez, representa um animal puro, digno de carregar e trazer os ovos da Páscoa. Além disso, é um animal muito fértil, que se reproduz com facilidade.
Atualmente, porém, a Páscoa, assim como as outras festas anuais, não é encarada sob um ponto de vista espiritual. Na maioria das vezes, não vivenciamos a possibilidade de deixar morrer em nós o que não queremos mais, o que já não nos serve, e também não permitimos que o novo em nós possa florescer. Deveríamos ter claro dentro de nós a possibilidade da vida, morte e ressurreição de hábitos, atitudes e modos de pensar, para tornarmos pessoas melhores, menos endurecidos e insensíveis diante da realidade atual, com seus constantes altos e baixos. Se tivermos consciência da necessidade de cada um realizar este exercício interior, poderemos então resgatar o real sentido da Páscoa.

por Silberto Azevedo
Eliane Azevedo

Fontes:
Anna Maria Macrander Karassawa. A Páscoa no contexto Waldorf. Disponível em http://www.alecrimdourado.com.br/texto2.html acessado em 05-04-09.
Edna Andrade. Época da Páscoa – síntese. Disponível em http://www.jardimdasamoras.com.br/semanasanta.htm acessado em 05-04-09.
Helena Maria de Jesus. O significado da Páscoa. Disponível em http://www.alecrimdourado.com.br/pascoa.html acessado em 05-04-09.
Rudolf Steiner. O Evangelho de São João. Editora Antroposófica, 2007.

Imagem: https://jardimflorescer.wordpress.com/2010/03/31/as-criancas-e-a-epoca-de-pascoa/https://jardimflorescer.wordpress.com/2010/03/31/as-criancas-e-a-epoca-de-pascoa/

A Páscoa no contexto Waldorf

Todos os anos, na época do outono, num jardim Waldorf, as crianças começam a se preparar para vivenciar intensamente a primeira das quatro festas anuais, a Páscoa.

Rudolf Steiner

Tu, que iluminas o Universo,
ilumina também a mim e
tira a venda dos meus olhos
para que eu veja o Sol verdadeiro.
Está ainda coberto com um véu,
entretanto, em um mar de luz dourada
transluz minha alma.
Agora, concede-me vê-lo
na imagem da claridade
e da verdade pura.
Deixa que reconheça em Sua luz
quais são os meus deveres.
E logo, terminada a viagem,
permite-me chegar ao Lugar Sagrado.
E tu, consolo do Universo,
brinda-me a força
para alcançá-lo em realidade.

E tu, ó Amor Divino,
acolhe-me em teus desígnios
e mantém puro o eterno raio
da minha fiel vontade.

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Rudolf Steiner

Alegrias são dádivas do destino,
Que demonstram seu valor no presente.
Sofrimentos, ao contrário, são fontes do conhecimento
Cujo significado se mostra no futuro.

Rudolf Steiner.

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William Shakespeare

Há quem diga que todas as noites são de sonhos. 
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. 
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.

William Shakespeare

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sexta-feira, agosto 12

Ulrich Shaffer

Eu acredito no desenvolvimento de toda a humanidade
e que esse desenvolvimento
prossegue por meio de cada um.
Eu tento
Compreender o mundo a partir disso
E não quero só falar
Negativamente sobre os fatos
Eu acredito
Que estou inserido
Num grande contexto
Onde tenho certas tarefas
Eu ocupo um lugar
Que nenhum outro pode preencher
Por meu intermédio o mundo muda,
Queira eu percebê-lo ou não.

Ulrich Shaffer

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A cosmovisão antroposófica


A cosmovisão antroposófica:
educação e individualismo ético

Este artigo trata de um recorte de uma pesquisa maior sobre Antroposofia e
Pedagogia Waldorf, que situa esta como uma contribuição para o paradigma
educacional atual. O referencial teórico utilizado traz estudos epistemológicos
de Rudolf Steiner e Marcelo da Veiga, compreendidos pela antropologia
do imaginário de Gilbert Durand e pela antropologia da complexidade do
conhecimento de Edgar Morin. O individualismo ético é apresentado como
uma decorrência da teoria cognitiva proposta por Steiner e parte fundamental
de sua cosmovisão na qual a Pedagogia Waldorf se insere. Traça-se um
paralelo entre a revelação, tratada por Durand, na visão de homem tradicional,
e o pensamento intuitivo, adquirido pela autorreflexão, proposta por
Steiner como caminho de desenvolvimento individual. Ambos os caminhos
pretendem conduzir a uma evolução da alma humana, através de um desenvolvimento
cognitivo. Steiner descobre, por meio de seus estudos, a maneira
de expressar, dentro do paradigma clássico vigente em sua época, como o
ser humano pode conduzir seu conhecimento até a revelação espiritual, que
ele denomina de pensamento intuitivo. Segundo Veiga (1996), Steiner abre
uma possibilidade da ampliação cognitiva humana abordando os aspectos
mentais e espirituais, pertencentes à noosfera, que podem vir a se revelar
caso o homem desenvolva intencionalmente uma observação ampliada. Esta

capacidade de observação amplia-se através de procedimentos e exercícios
internos que partem do pensar racional...

Leia mais...
http://www.scielo.br/pdf/er/n56/0101-4358-er-56-00049.pdf

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Em “Fausto”, Goethe escreve:




Em “Fausto”, Goethe escreve:

“Teço para cá e para lá
Nascimento e túmulo,
Um mar eterno
Um tecer alternante
Uma vida alternante
Eis como trabalho no tear sibilante do tempo
E crio as vestes vivas da Divindade”.



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Christian Morgenstern

Tudo se acerta e preenche.
É só saber esperar.
E o advento de sua felicidade
ano e campos irão propiciar.

Paramahansa Yogananda



“Simplifique sua vida e seja um rei”


Paramahansa Yogananda

Rabindranath Tagore

Não quero amor 
que não saiba dominar-se, 
desse, como vinho espumante, 
que parte o copo e se entorna, 
perdido num instante.
Dá-me esse amor fresco e puro
como a tua chuva,
que abençoa a terra sequiosa,
e enche as talhas do lar.
Amor que penetre até ao centro da vida,
e dali se estenda como seiva invisível,
até aos ramos da árvore da existência,
e faça nascer
as flores e os frutos.
Dá-me esse amor
que conserva tranquilo o coração,
na plenitude da paz!

Rabindranath Tagore, in "O Coração da Primavera"

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Oração noturna para crianças -R.Steiner







Meu coração agradece,
Que meu olho pode ver,
Que meu ouvido pode ouvir,
Que, desperto, eu posso sentir
Na mãe e no pai,
Em todas pessoas queridas,
Nas estrelas e nas nuvens:
Luz de Deus,
Amor de Deus,
Ser de Deus,
Que, enquanto durmo
Iluminando,
Amando,
Protegem-me doando graça.

R.Steiner


Feltragem Vovó Lupo
http://www.elo7.com.br/vovolupo


A Festa da Lanterna

A Festa da Lanterna é uma festa de origem européia. Lá, é comemorada no dia 11 de Novembro, dia de São Martinho. Foi introduzida no Brasil pela primeira Escola Waldorf de São Paulo, para o Jardim da Infância, na época de São João.

Pentecostes

Pentecostes

As celebrações da Ascensão ee de Pentecostes nos fazem pensar sobre a transição da missão de Jesus Cristo para a missão do Espírito Santo. Com a Ascensão, termina a vida terrena de Jesus Cristo. Com Pentecostes, começa a missão do Espírito Santo entre nós. As duas missões complementam-se na sua contribuição conjunta para imprimir o dinamismo de salvação que Deus desejou e deseja desenvolver no decorrer da história humana. As duas missões de tal modo se complementam que deveríamos procurar vê-las, não como duas missões separadas, mas como duas facetas da mesma missão.

Nos quarenta dias que Cristo permaneceu na Terra após sua ressureição constantemente chamou a atenção de seus discípulos para aquilo que ainda deve ser feito. No dia de Pentecostes, sétimo domingo após a Páscoa os discípulos vivenciaram neles a atuação do Espírito Santo sobre a forma de línguas de fogo pousando sobre suas cabeças despertando-lhes o dom adormecido da palavra que revela a verdade. Invadidos pela sabedoria da Luz e pela força do calor começaram a falar em outras línguas conforme o Espírito Santo lhes concedia a expressão.

É a partir de Pentecostes que o ser humano é capaz de amar, reconhecendo no outro a sua própria humanidade, independente de raça, tribo, sangue e cor.

A missão do Espírito Santo acontece tocando consciências e corações humanos, movendo as nossas próprias vontades. Os primeiros cristãos, impelidos pela descida do Espírito Santo sobre eles, tinham um profundo sentido de comunidade. Ora, hoje sente-se, muitas vezes, a falta de sentido de pertencer a uma comunidade cristã, a falta da vivência conjunta da fé cristã. Não será isto sintoma de pouco cultivo da relação com o Espírito, de pouca atenção à sua presença em nós e entre nós, de pouca fidelidade aos seus apelos para tomarmos certas decisões e percorrermos certos caminhos?

O Espírito Santo ajuda-nos a aprofundar a nossa relação com Jesus Cristo através do trabalho comunitário. Será muito difícil, talvez impossível, ter uma vida de fé que perdure e cresça, sem a dimensão de expressão exterior, que deverá ser sob a forma de partilha de vida e de servicós aos demais. A vivência interior e a expressão exterior potenciam-se mutuamente.

Comemoração de Pentecostes

Pentecostes é uma festa comunitária. Uma sugestão para sua comemoração é aproveitar os momentos de refeição onde cada membro da família se incumbe de preparar algo bem bonito ou gostoso. Essa preparação deve acontecer em conjunto e que se prepare e se ache algo que seja unificador. Sua cor é o amarelo, que quer iluminar tudo. O Espírito Santo deve ser luminoso, ir de encontro a luz.

Na mesa de época podemos construir um pequeno arco decorado com motivos outonais (folhas secas, sementes...) e abaixo dele um pequeno casal que representa a possibilidade da vinda de uma nova vida. Uma pomba branca pode ser pendurada num canto bonito para as crianças verem, representando o Espírito Santo.

Sugestões de Contos

Alguns contos do irmãos Grimm são bastante recomendados:

- A Gata Borralheira: nesse conto, as pombas (que são representações do Espírito Santo) ajudam a distinguir entre o bem e o mal, e sabem quem é a verdadeira noiva.

- As três línguas: por causa da sabedoria das pombas, o culto pode ser celebrado.

Para as crianças acima de 10 anos, pode-se-ia também contar a história de "Lohengrin", do ciclo de histórias sobre o Graal. Nela o "Cavaleiro do cisne", como é conhecido Lohengrin, traz às almas humanas ameaçadas Paz e Liberdade.

Para as crianças

Brincadeiras que tragam essas vivências comunitárias são as mais indicadas para as crianças. Podemos formar um trem com as crianças e enquanto o trem vai caminhando pela sala ou pelo pátio vão entrando amiguinhos de vários lugares do mundo. Escolhemos uma frase pequena de saudação e de despedida e falamos no idioma de cada passageiro, comprimentando-o quando entrar e sair do trem. também são recomendados estórias rítmicas, versos e brincadeiras que falem de diferentes profissões: padeiro, marceneiro, sapateiro, etc...

Pombinha quando tu fores
Escreve pelo caminho
See não achares papel
Nas asas do passarinho.
Da boca faz um tinteiro
Da língua, pena dourada
Dos dentes letra miúda
Dos olhos carta fechada.

A pombinha voou, voou, voou
Ela foi embora e me deixou.

Voa! Voa! Pombinha branca
Vai voando na amplidão
E traga a minha estrelinha
Do céu para o meu coração.

Voa, voa, pomba branca
ligeirinho, por favor
Levando a todos os cantos
Muita paz e muito amor!

http://www.alecrimdourado.com.br/as-quatro-festas/pascoa/pentecostes
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Época de Pentecostes


Época de Pentecostes

“O Humano em toda a sua abrangência não chega de fato a se manifestar através de qualquer ser humano isolado, nem dos membros de um povo sozinho. Manifesta-se apenas através da humanidade inteira."
Rudolf Steiner

Imagem http://livresofia.blogspot.com.br/2014/06/celebrando-pentecostes-com-as-criancas.html

Pentecostes

Aqui estão duas citações que expressam a importância desta data:

"Pentecostes é a festa do Espírito Santo, é o momento do homem receber a Chama da Graça Divina, a luz do conhecimento, o calor da devoção e de se tornar um servidor da vontade divina." (Helena Otterspeer, ano de 2013).

"Vem Espírito Criador, vem visitar as almas tuas. Abençoe com plenitude de graças o peito que criaste!" Rabanus Maurus (780-853 dC) - tradução de Goethe

Leon Tolstoi



"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira.”

Leon Tolstoi

Guimarães Rosa

"Ando com fome de coisas sólidas e com ânsia de viver só o essencial. Pessoalmente, penso que chega um momento na vida da gente em que o único dever é lutar ferozmente por introduzir, no tempo de cada dia, o máximo de ETERNIDADE"

Guimarães Rosa