sábado, abril 26

Alimentação

Dica : Alimentação 


Observamos que cada cidadão deve despertar para uma incrivel responsabilidade consigo mesmo e com o coletivo, agindo individualmente e conjuntamente todos os dias. Cabe a nós ajustar o sistema para que sustentabilidade e ecologia se integrem completamente em nossa rotina. Como consumidores conscientes temos o poder e o dever de colocar a casa em ordem e arrumar essa bagunça que coloca todo mundo em risco!
1. Desindustrializar a despensa! Sempre que possível, compre alimentos frescos, integrais e artesanais;
2. Usar o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SACs) sempre que identificar que uma empresa não têm responsabilidade sócioambiental no seu ciclo produtivo;
3. Comprar diretamente da Agricultura Familiar (priorizando os de origem orgânica, agroecologica e de agricultura em transição);
4. Priorizar o consumo em um raio de até 200 Km da cidade, fortalecendo o comércio de bairro e arredores, afim de estimular as economias locais.
5. Inserir biodiversidade no prato. Conhecer as plantas alimentícias não convencionais, frutos nativos e sementes crioulas;
6. Comer de acordo com a sazonalidade dos alimentos;
7. Consumir menos carnes e produtos derivados, priorizando pecuária natural e pesca artesanal;
8. Difundir amplamente o debate dos agrotóxicos e transgênicos entre os cidadãos. Mobilize-se para que o poder público combata os danos sociais, ambientais e à saúde humana que eles provocam.
9. Otimizar os processos culinários a fim de minimizar os desperdícios;
10. Assumir responsabilidade por nossos resíduos através da coleta seletiva e compostagem.
11. Seguir o conceito de reduzir, reutilizar e reciclar;
12. Relacionar-se mais com a terra. Pise na grama, plante em casa e participe de hortas comunitárias;
13. Compreender o ciclo e manejo da água. Participe das soluções relativas ao tema;
14. MUDAr a Si próprio. Investir com carinho no aprimoramento pessoal, harmonizando, corpo, mente e espírito. Divirta-se!
15. Sentir-se parte de um coletivo, compartilhando bens e saberes com outras pessoas. Experimente trocar produtos solidariamente e evite o consumismo desnecessário.

sexta-feira, abril 25

Escola Waldorf

Educar


Deve-se poder educar de tal modo que se removam os obstáculos físicos e anímicos para aquilo que, a partir de uma ordem divina, penetra nas crianças como novidade em cada época no mundo, e que se crie para o aluno um ambiente por meio do qual seu espírito possa adentrar na vida em completa liberdade.
As três regras de ouro da arte de educar e de lecionar que, em cada professor, em cada educador, devem ser disposição total, impulso total para o trabalho, que não podem ser concebidas simplesmente de maneira intelectual, mas devem ser apreendidas a partir do ser humano global, devem ser:
[1] Gratidão religiosa frente ao cosmo que se manifesta na criança, [2] unida à consciência de que a criança representa um enigma divino, que se deve solucionar mediante a arte de ensinar.
[3] Praticar com amor um método de ensino pelo qual a criança se educa instintivamente junto a nós, de modo que não se ameace a sua liberdade, que deve ser considerada também onde se encontra o elemento inconsciente da força orgânica de crescimento.
Rudolf Steiner
Fonte: GA 305, palestra de 19/8/1922, p. 75. Trad. e enumeração das regras de VWS; rev. SALS.

sexta-feira, abril 11

COMBATA A EXTINÇÃO DAS ABELHAS


COMBATA A EXTINÇÃO DAS ABELHAS:

Um em cada três pedaços de alimentos ingeridos em todo o mundo depende dos polinizadores, sobretudo abelhas, para uma colheita bem-sucedida. 

Durante grande parte da última década, os apicultores, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, têm reportado perdas anuais de colmeias na ordem dos 30% ou mais, significativamente acima do que é considerado normal ou sustentável.

Um estudo recente que detectou níveis sem precedentes de pesticidas agrícolas, alguns em níveis tóxicos, nas colônias de abelhas está levando os entomologistas a analisar com mais atenção o papel dos neonicotinóides no declínio atual de abelhas. Alguns estudos têm demonstrado que os neonicotinóides podem conduzir a um declínio acentuado das abelhas-rainhas nas colônias e podem também interferir na capacidade das abelhas se orientarem para voltar às suas colmeias.

 Jardim do Mundo 

A poesia dos contos de fadas à luz da pesquisa espiritual


http://www.scribd.com/doc/7199820/Rudolf-Steiner-Os-Contos-de-Fadas