quarta-feira, janeiro 8

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

  • Entre os antigos romanos, o purificador para banhos favorito era óleo de lavanda. Excelente para aliviar insônia, tensão, cansaço ou depressão, problemas de pele e odores. Por ser tão suave, pode ser aplicado sem diluição sobre queimaduras. Diminui cicatrizes e é ótimo para picadas de insetos.

    As propriedades do óleo essencial de Lavanda para a mente: Rudolf Steiner sugeriu
    que a lavanda estabiliza os corpos físicos, etérico e astral, o que indica um efeito positivo sobre problemas psicológicos. Parece limpar e tranqüilizar o espírito, aliviando a irritação e o esgotamento, resultando em uma abordagem mais calma da vida. Sua situação equilibradora sobre o sistema nervoso central pode ser valiosa em estados de psicose maníaco-depressiva.

    Os benefícios do óleo essencial de Lavanda para o corpo: Tem ação sedativa sobre o coração e ajuda a baixar a pressão arterial em caso de hipertensão e a reduzir as palpitações. É reconhecido há muito tempo por proporcionar um alívio eficaz em casos de insônia. 

    Suas qualidades analgésicas são eficazes em casos de espasmo muscular e, por isso, pode ser benéfico no tratamento de torções, distensões e fortes dores reumáticas. Uma mistura com manjerona aumenta o efeito.

    É benéfico para o sistema respiratório e trata de problemas como bronquite, asma, acúmulo de catarro, resfriados, laringite e infecções de garganta. Ajuda a aliviar os efeitos da tuberculose e, através de suas propriedades antivirais, mantém o controle da infecção.

    É útil no tratamento de problemas menstruais, como menstruação escassa ou cólica e leucorréia. Pode ser útil no parto, aliviando a dor e agilizando a expulsão. A massagem na parte inferior das costas ajuda a expelir a placenta.

    Acredita-se que limpa o baço (que parece ser a sede da raiva) e o fígado. Aumenta a secreção gástrica e pode ser benéfico para os casos de náusea, vômito, cólica e flatulência. Estimula a produção de bílis, o que ajuda a digestão de gorduras.

    É reconhecido como inseticida e, portanto, afasta o mofo e os insetos. Também acredita-se que trate mordidas de cachorro e purifique o ar.

    As propriedades terapêuticas do óleo essencial de Lavanda para a pele: É valioso para a maioria dos tipos de pele, pois aumenta o desenvolvimento de novas células e exerce uma ação equilibradora sobre a oleosidade. Tem grande efeito cicatrizante em queimaduras em geral e nas causadas pela exposição ao sol, além de ser benéfico para os casos de acne, eczema e psoríase. Acredita-se que cure abscessos, furúnculos e espinhas, pois minimiza tumores causados por fungos, inchações, cicatrizes e feridas gangrenosas. Também é um tônico capilar eficaz e pode ser útil em casos de alopecia.

    Ótimo balanceador. Ele também baixa a pressão arterial, alivia problemas menstruais, náuseas, cólicas e vômitos.

    Seu nome científico é Lavandula officinalis
    é um oleo essencial extraído das flores da planta.
  • Indicações de Uso

    Insônia; calmante; antidepressivo; respiratório; rejuvenescedor; estética facial; estética corporal; hidratação; todos tipos de pele.

    O óleo essencial de Lavanda combina bem com os óleos essenciais de bergamota, cravo, alecrim, eucalipto, patchouli, sálvia, rosa, jasmim, camomila, citronela, limão e pinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário