“No que diz respeito ao carma, tudo de bom, inteligente e verdadeiro que tem sido feito por um homem está no lado positivo; maldades ou tolices estão no lado negativo. A cada momento ele é livre para fazer novas entradas no Livro Cármico da Vida. Nunca se deve imaginar que a vida está sob a influência de uma lei imutável do destino; a liberdade não é prejudicada pela lei do carma. Ao estudar a lei do carma, portanto, deve se ter o futuro em mente tão fortemente quanto o passado. Tendo em nós os efeitos de ações passadas, nós somos os escravos do passado, mas os mestres do futuro. Se quisermos ter um futuro favorável, temos de fazer tantas boas entradas possíveis no Livro da Vida.”
- Rudolf Steiner
Menu
sexta-feira, agosto 19
Seu filho escolheu você. E isso muda tudo
Dr. Aranha, médico antroposófico, fala sobre a preparação espiritual para o nascimento de um bebê mesmo antes da concepção
Assim que a mulher descobre que terá um filho, um sentimento solene desperta: o de que a ela foi dada uma tarefa muito importante, de que nela se opera uma vontade divina.
Quinze fatos que você provavelmente nunca soube sobre vitamina D e exposição solar
24 DE FEVEREIRO DE 2013 / VITAMINA D - BRASIL
(Compilado por Mike Adams, com base em uma entrevista com o Dr. Michael Holick, autor do livro “Vitamina D – Como um tratamento tão simples pode reverter doenças tão importantes”).
Como o brincar influencia na preensão do lápis
Antes de ser alfabetizada, a criança precisa desenvolver algumas habilidades que lhe possibilitarão conquistar a coordenação motora fina, que proporcionará a preensão adequada do lápis, o equilíbrio que sustentará a postura correta para se manter sentada e conseguir um bom desempenho da coordenação viso motora e da manutenção da atenção e da concentração, entre outros.
Contos de fadas - dicas para o professor
O que há por trás das crianças indisciplinadas?
Indisciplina. Grande dilema e grande problema. Algumas vezes não nos damos conta dessa atitude, até quando já é tarde demais, quando as reações dos nossos filhos já não nos causam mais o sorriso e sim uma careta de preocupação ou irritação. Um não, uma manha, uma reação que desafia a nossa autoridade ou a dos educadores. Como resolver esses problemas? Ou, mais ainda, o que provoca esses comportamentos nas crianças? Vamos ver a seguir.
7 coisas que acontecem quando você para de comer carne
Muitas pessoas estão adotando, cada vez mais, uma alimentação vegetariana: pelos animais, pela natureza e por fatores de saúde, como perda de peso, obter mais energia, reduzir o risco de doença cardíaca, diminuir o número de remédios que tomam, entre outros.
Seu filho seguirá seu exemplo, não seu conselho
O papel dos pais é um dos mais complicados, se não for o mais, que vamos aprender ao longo da vida, posto que ter um filho implica, entre muitas outras coisas, uma felicidade extrema e um esforço constante para sua educação e seu crescimento como pessoa.
Rudolf Steiner
Em realidade, na escola não devemos aprender para saber, mas devemos aprender para sempre podermos aprender com a vida. |
Rudolf Steiner
Não há, basicamente, em nenhum nível, uma outra educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o entorno da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior. |
TEORIA DAS CORES DE GOETHE
Círculo cromático pintado por Goethe
A TEORIA DAS CORES DE GOETHE
Ennio Possebon
Clique aqui para acessar o artigo "A Teoria das Cores de Goethe" de Ennio Possebon.
http://www.sab.org.br/portal/images/Artigos/artes/teoria-das-cores-de-goethe/teoriadascores-enniopossebon.pdf
Antroposofia e arquitetura orgânica
Michael Mösch, arquiteto e secretário geral da Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB), explica os conceitos da arquitetura orgânica e as relações que ela estabelece entre o ser humano e o meio ambiente.
https://www.youtube.com/watch?v=GZPyAR2jI-M
POR QUE A PEDAGOGIA WALDORF FUNCIONA: DA PERSPECTIVA NEUROCIENTÍFICA
O por que da Pedagogia Waldorf funcionar tem mais relação com o desenvolvimento e funcionamento ideal do cérebro do que Rudolf Steiner jamais poderia saber. Certamente o educador e fundador da Pedagogia Waldorf teorizou de forma convincente sobre o aprendizado ideal da criança, mas até que os aparelhos de ressonância e outras medidas sofisticadas do cérebro fossem desenvolvidas, não haviam meios de comprovar ou não quaisquer das teorias de Steiner, ao menos não com a precisão e exatidão dos dias de hoje. Uma quantidade prodigiosa de evidências dos últimos 20 anos de pesquisas neurocientíficas apoiam as teorias de Steiner, incluindo alguns dos focos mais fundamentais da Pedagogia Waldorf.
O USO DE CELULAR E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM CRIANÇAS
Na década de 80, os computadores ainda estavam restritos aos laboratórios e grandes empresas. Em 2007, 93% das crianças norte-americanas entre 6 e 9 anos tinham acesso a um celular. O acesso a novas tecnologias e aparelhos eletrônicos cresce num ritmo acelerado também no Brasil e atualmente as crianças estão expostas a esse universo cada vez mais cedo e de forma constante.
Pedagogia Social-por Vitor Morgensztern
Pedagogia Social significa "agir sobre si mesmo, com os outros e com as perguntas da sociedade, de tal forma que nossa ação torne possível o desenvolvimento sadio de outras pessoas e das condições sociais." Ela é uma aplicação das idéias de Rudolf Steiner sobre organização social, que ele formulou em 1919 com o nome de "Trimembração do Organismo Social" ("Dreigliederung des Sozialen Organismus"), no âmbito de grandes ou pequenos grupos sociais (como empresas ou grupos de trabalho) e também do âmbito do desenvolvimento de sensibilidade, responsabilidade e ação sociais individuais.
O QUE É EURITMIA TERAPÊUTICA
O movimento do organismo humano é algo maravilhoso: pensemos nas inúmeras possibilidades que ele contém, que vão muito além do que é necessário para o nosso dia a dia. Isso pode ser exemplificado nos esportes e também nas artes, como o ballet e a dança. Toda a enorme complexidade da nossa vida interior pode expressar-se através de nossos movimentos.
O QUE É A MEDICINA ANTROPOSÓFICA?
(Artigo publicado na Revista ARS CVRANDI - outubro/90)
A Medicina Antroposófica é uma ampliação da Medicina Acadêmica. Esta baseia-se nos métodos das ciências naturais, que nos permitem penetrar em todos os detalhes da natureza física ou corporal do organismo humano.
RESILIÊNCIA E DESPERTAR INTERIOR
Vivemos numa época de grandes mudanças onde paradigmas sólidos e inquestionáveis parecem se desintegrar do lado da perplexidade e desorientação que atinge mais e mais pessoas.
Assinar:
Postagens (Atom)