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sexta-feira, janeiro 10
OS ELEMENTAIS
Piaget
Piaget
A primeira infância é, sem dúvida, riquíssima e deve ser estimulada de
todos os modos possíveis. A perda desse período pode ser irreparável.
Falar, ler, contar histórias, conversar, brincar, correr, montar a cavalo, ler
para os filhos, possibilitar estimulações variadas, participar são atitudes que
educam a criança, levando-a a alcançar uma mente ativa, um corpo
saudável e um estado emocional de equilíbrio. Uma criança consegue
distinguir um tratamento afetuoso e estimulante de um tratamento hostil e
de desamor apresentado pelo adulto. É exatamente esse contato afetuoso e
estimulante do adulto com a criança que caracteriza o primeiro sinal de uma
verdadeira educação lúdica.
.[...] quando brinca, a criança assimila o mundo à sua maneira, sem
compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não
depende da natureza do jogo, mas da função que a criança lhe
atribui.
PIAGET
Nego-me a submeter-me ao medo...
Nego-me a submeter-me ao medo,
Que me tira a alegria de minha liberdade,
Que não me deixa arriscar nada,
Que me torna pequeno e mesquinho,
Que me amarra,
Mabel Colins
Futuro de algo cujo crescimento e esplendor não tem limites
“Há três Verdades que são absolutas e não podem ser perdidas, mas podem permanecer em silêncio por falta de quem as expresse.
A Alma do homem é imortal e o seu futuro é o futuro de algo cujo crescimento e esplendor não têm limites.
O princípio que dá a vida habita em nós e fora de nós; é imortal e eternamente benéfico; não é ouvido nem visto, nem sentido pelo olfato, mas é percebido pelo homem que deseja a percepção.
Cada homem é seu próprio absoluto legislador, produzindo para si glória ou trevas; é o decretador de sua vida, da sua recompensa e da sua punição.
Estas Verdades, que são grandes como a própria vida, são tão simples como a mais simples das mentes humanas. Alimente com elas os famintos”.
Paramahansa Yogananda
Calmamente ativo, ativamente calmo
“Eu serei calmamente ativo, ativamente calmo. Não me tornarei preguiçoso, nem mentalmente fossilizado. Tampouco serei superativo, capaz de conquistar riquezas, mas incapaz de desfrutar a vida. Meditarei regularmente a fim de manter o verdadeiro equilíbrio”.
Paramahansa Yogananda“Eu serei calmamente ativo, ativamente calmo. Não me tornarei preguiçoso, nem mentalmente fossilizado. Tampouco serei superativo, capaz de conquistar riquezas, mas incapaz de desfrutar a vida. Meditarei regularmente a fim de manter o verdadeiro equilíbrio”.
Escolha da vontade
“A verdadeira liberdade consiste em executar todas as ações – alimentar-se, ler, trabalhar, e assim por diante – de acordo com o julgamento correto e escolha da vontade, e não sendo compelido pelos hábitos. Coma o que deve comer e não necessariamente o que está habituado a comer. Faça o que deve fazer e não o que os seus maus hábitos ditam”.
Paramahansa Yogananda
ESTAR NO SER
Caminhante,
Permita-se fazer uma pausa no seu tempo subjetivo.
O convido a descobrir-se em seu espaço mais íntimo, o da sua própria respiração.
A respiração tem a característica de existir por ela mesma, dando vida às existências do planeta, através da troca entre o oxigênio e o gás carbônico.
A respiração é, assim, a vida das demais vidas.
A mente humana não é a mesma segundo esteja ou não consciente de existir no ritmo da própria respiração.
No cotidiano, a respiração sofre a influência do que pensamos e sentimos, mudando seu curso segundo as oscilações mentais.
Mas, o que de fato pensamos, quando estamos apenas conscientes de respirar?
Quem somos nós, quando atuamos no mundo desde esta consciência?
Muitas técnicas de meditação dão indicações deste cami
nho, todas, válidas em seus objetivos.
nho, todas, válidas em seus objetivos.
Nosso objetivo não é, portanto, de sugerir uma técnica a mais, mas sim, de conhecer-se no espaço da respiração, mantendo-se consciente dela.
Por isso, aqui, pouco importa a posição física escolhida para isso, pouco importa o momento, só importa, nesta proposição, manter-se consciente da respiração, até senti-la livre de toda pressão de pensamentos e emoções que cada um de nós atravessa, a cada momento.
Nosso convite, é para que você se permita relativizar o tempo mental, subjetivo, em você mesmo, para conhecer-se desde a consciência da própria respiração.
Pois você não é o mesmo, submetendo sua respiração à pressão do seu tempo subjetivo, ou estando consciente desta em seu próprio espaço vital.
Faça então esta experiência:
Coloque sua consciência unicamente em sua respiração, sem nada esperar.
E aprenda quem você é, neste estado.
Não busque novos conceitos, não busque uma “iluminação”, encontre-se simplesmente consigo mesmo, nesta situação.
Colocar-se em disposição de deixar a respiração livre, por alguns instantes, de toda influência dos seus pensamentos e emoções, é realizar um encontro consigo mesmo no que possuímos de mais vital.
Na fase fetal, respirávamos através de um cordão umbilical.
Desde o momento do parto, se abrem os nossos pulmões para outro tipo de respiração.
Nestes primeiros instantes, a mente recém nascida não possui conceitos formalizados que a levem a crenças ou medos.
Esta, é a nossa RESPIRAÇÃO ORIGINAL, antes que a mente se cristalize em suas crenças, criando o que comumente é chamado de “ego”.
No entanto, nossa capacidade de nos encontrarmos outra vez com a RESPIRAÇÃO DA NOSSA PRÓPRIA ORIGEM, depende unicamente da nossa intenção de deixar a respiração livre do mundo subjetivo que criamos.
Pois, estando este em constante evolução, ele não é, em si, permanente, enquanto a Respiração Original conosco permanece, mesmo em estado latente, até a ultima expiração.
Este encontro com a Força Respiratória Original é, literalmente, vital, para a manutenção da nossa própria força vital.
Suas preocupações, seus problemas, não “sumirão” quando você estiver mergulhado nesta respiração.
Mas, sua capacidade de lidar com eles não é a mesma, desde a maturação desta nova consciência de si.
Durante este tempo, você estará apenas no espaço da sua própria Respiração Original, aqui abreviada em RESORI.
Durante este tempo, você levará esta nova consciência vital de si ao seu tempo de vida.
Pratique este encontro sempre que puder.
Não há tempo especial para isso, não há atitude certa ou errada para praticá-lo.
Pratique-o andando, parado, de pé, sentado ou deitado.
Pratique-o sempre que se lembre disso.
Pratique-o em seu cotidiano.
Pratique-o pondo-se à margem dele.
Pratique-o quando se sentir bem e quando se sentir mal.
Una-se a todos os seres que se conhecem desde esta prática.
Nela, não há tempo, não há passado nem futuro.
Nela, você está presente a você mesmo, tornando-se, assim, o próprio presente.
Nela, você se conhecerá no ritmo respiratório que dá vida à toda vida.
Respirar A Origem, É Ser Através Dela.
(Ensinamento da Escola Zenphenix da Áurea Hora
Dedicado ao meu Mestre em Zazen, Graf Durkhein e seu Discípulo Yuma, que me entregaram a origem deste caminho.)
Texto de Austro Queiroz
O cético e o lúcido.
Conto: O cético e o lúcido.
No ventre de uma mulher grávida estavam dois bebês
O primeiro pergunta ao outro:
- Você acredita na vida após o nascimento?
- Certamente. Algo tem de haver após o nascimento.
- Talvez estejamos aqui principalmente porque nós precisamos nos preparar para o que seremos mais tarde.
- Bobagem, não há vida após o nascimento. Como verdadeiramente seria essa vida?
- Eu não sei exatamente, mas certamente haverá mais luz do que aqui.
- Talvez caminhemos com nossos próprios pés e comeremos com a boca.
- Isso é um absurdo! Caminhar é impossível.
- E comer com a boca? É totalmente ridículo! O cordão umbilical nos alimenta.
- Eu digo somente uma coisa: A vida após o nascimento está excluída – o cordão umbilical é muito curto.
- Na verdade, certamente há algo. Talvez seja apenas um pouco diferente do que estamos habituados a ter aqui.
- Mas ninguém nunca voltou de lá, depois do nascimento. O parto apenas encerra a vida.
- E, afinal de contas, a vida é nada mais do que a angústia prolongada na escuridão.
- Bem, eu não sei exatamente como será depois do nascimento, mas com certeza veremos a mamãe e ela cuidará de nós.
- Mamãe? Você acredita na mamãe? E onde ela supostamente está?
- Onde? Em tudo à nossa volta! Nela e através dela nós vivemos. Sem ela tudo isso não existiria.
- Eu não acredito! Eu nunca vi nenhuma mamãe, por isso é claro que não existe nenhuma.
- Bem, mas, às vezes, quando estamos em silêncio, você pode ouvi-la cantando ou sente como ela afaga nosso mundo.
Meditação pela Antroposofia
Texto extraído do livro "Criança Querida"
Texto extraído do livro "Criança Querida" de Renate Keller Ignacio
"Quanto menor é a criança, menos ela obedece ao adulto. Podemos dizer mil vezes a uma criança: “Faça isto, fique quieta, faça aquilo”, e é como se nada tivéssemos dito. A criança pequena não age porque nós mandamos, porque quer ser uma menina “boazinha”, mas de forma totalmente impulsiva, inconsciente. Conforme as forças formativas estão trabalhando em seu interior, num movimento rítmico, a criança age para fora, ora pulando, ora deitando no chão, ora juntando pedrinhas no bolso e, na mesma hora já despejando tudo no chão. “Não faça isso, filhinha!” “Pare de pular, Joãozinho!” Os adultos gritam, muitas vezes irritados com essa atividade constante e com sua impotência em comandar os pequeninos como querem. O fato é que as crianças não tem capacidade de compreender o porquê do permitido e do proibido.
Mas, como é que nós podemos trazer ordem a esse caos? Que podemos fazer para que as crianças arrumem seus brinquedos, ou façam uma roda, ou entrem em casa depois de brincar lá fora? A palavra mágica é “imitação”. Nada podemos conseguir com as crianças pequenas, principalmente com as menores de quatro anos, senão dando o exemplo, fazendo antes para que a criança possa nos imitar. Se eu pegar um pauzinho e colocá-lo na cesta, a criança que está ao meu lado vai imitar este gesto imediatamente. Se eu ainda acompanhar esses gestos com músicas ou versos rítmicos, então a criança vai imitar-me com mais prazer. ”.Leia mais....
Flowform
Flowform
Sabemos que a água pode ser purificada através de química orgânica e raízes de plantas, mas se quisermos fazer da água um verdadeiro "mestre zen", a fim de captar a radiação cósmica e as informações sobre a natureza de freqüência extremamente baixa em sua estrutura cumulativa, a água deve mover-se em vórtices, como em um córrego da montanha, é o que faz uma escultura Flowform.
A Flowform funciona a partir, do que se encontra na natureza. A inteligência da natureza interna e externa, como a que encontramos nos riachos da montanha combinada com a biologia da vida, estão resumidas em uma escultura que é simultaneamente tecnologia e terapia. Algumas esculturas Flowform são o equivalente a 10, talvez até 20 vezes o comprimento de um córrego da montanha. Isto porque a água passa através de uma lemniscata repetida várias vezes e que, se estendida, seria muito, muito longa. Se tivéssemos uma cascata de 10 esculturas Flowform com 10 metros de altura, passando água, seria o equivalente de mais ou menos 100 ou 150 metros de um córrego da montanha . É uma tecnologia muito moderna, bonita e de vanguarda.
DIÁLOGO -Bogdam Igor Igor Holovko
DIÁLOGO
Bogdam Igor Igor Holovko
Um dia
A juventude encontrou-se com
A velhice
E disse:
-“Nunca ignorei que existias
E sempre soube
Que nosso encontro haveria de acontecer.
Nos meus dias,
Via-te como o amanhã.
E quando em ti pensava,
Minha mente se perdia em névoa de dúvidas.
Às vezes,
Surgias sob a forma de uma serpente alada,
Que das suas mandíbulas
Enchia o espaço de sabedoria.
Ás vezes,
Surgias como um noivo,
Que se prepara para as
núpcias
Com a Noiva da Noite, a Morte.
Ó Velhice!
Vejo em tua mão direita
A tocha da esperança,
E, em tua mão esquerda
O desfalecer dos meus sonhos
E teu rosto, sequer consigo ver”.
A Velhice
Que até naquele momento se mantivera calada,
Começou a dizer:
-“Tu dizes que nosso encontro haveria de ocorrer,
Porém ...
Afirmo que sempre estive contigo
Desde o teu primeiro sopro de vida.
Observa, por exemplo, tua infância,
Quando teus primeiros dentes envelheceram.
E envelheceram
Para que os novos viessem
Mais fortes e poderosos.
E aí...
Da ignorância
Dos primeiros dentes em permanecer.
Se a Mãe Natureza os ouvisse,
A boca não cumpriria a sua missão.
E se algo aprenderes com isso,
Verás que o envelhecer
Pode ser um novo nascer
Para a alma.
E ...
Se fizeres de teus dias e da tua velhice
Um constante nascer,
A Noiva da Noite não será tua esposa,
Mas teu guia,
Para te conduzir a tua verdadeira esposa,
A LUZ”
Poesia Sufi
Poesia Sufi
senta com teus pares
A escuridão oculta a água da vida.
Não te apresses, vasculha o escuro.
Os viajantes noturnos estão plenos de luz;
não te afastes pois da companhia de teus pares.
Faltam-te pés para viajar?
Viaja dentro de ti mesmo,
e reflete, como a mina de rubis,
os raios de sol para fora de ti.
A viagem conduzirá a teu ser,
transmutará teu pó em ouro puro.
Sofreste em excesso
por tua ignorância,
carregaste teus trapos
para um lado e para outro,
agora fica aqui.
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Monja Coen
Sem começo nem fim.
Além do nascer e do morrer.
Eterno transformar.
Podemos nós, pequenos seres humanos, direcionar a transformação.
Como tem sido agradável encontrar outros tantos companheiros, irmãos e irmãs, parceiros deste caminhar de Cultura de Paz.
Reiteramos nossa parceria, agradecendo os momentos que juntos compartilhamos, as primeiras flores, os primeiros frutos ainda não muito doces, que colhemos na jornada, espalhando sementes ao vento, cuidando do solo, do céu, das águas e do nada.
Um ano termina, outro começa e nós recomeçamos a cada instante nossos votos de servir a humanidade, servir à toda vida com nossa vida.
Que haja Paz, ternura, amizade, compreensão e justiça no nosso caminho da Verdade.
Monja Coen
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...Fernando Pessoa
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...
É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos...
Fernando Pessoa
Karl Konïg
Para Época de Micael (Rudolf Steiner)
Temos que exterminar da alma, com a raiz,
Todo o medo e temor daquilo que, do futuro,
Vem ao encontro do homem.
Serenidade em relação a todos os sentimentos e sensações
Perante o futuro, o homem tem que adquirir.
Época de Micael
Época de Micael
Micael : o espírito de uma nova época
Micael é um nome da tradição judaico-cristã, Micha-El, que significa:
“O Semblante de Deus” ou “quem é como Deus”.
Na tradição religiosa de algumas regiões do Brasil, Micael é o São Jorge conhecido também como São Miguel, o santo guerreiro que domina o Dragão da maldade.
Na literatura brasileira, Riobaldo o jagunço do Grande Sertão Veredas é o representante sertanejo desta luta micaélica contra o mal.
“Reza é que sara loucura. No geral. Isso é salvação da alma… Muita religião, seu moço! Eu cá não perco ocasião de religião. Aproveito de todas. Bebo água de todo rio… Uma só, para mim é pouco, talvez não me chegue.” João Guimarães Rosa.
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AGRICULTURA BIODINÂMICA
1. O QUE É A
AGRICULTURA BIODINÂMICA
Bernardo Thomas Sixel
(Original de 2003; última revisão de V.W.Setzer em 13/3/10)
Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da Antroposofia, colocou, durante o Congresso de Pentecostes, em 1924, a pedra fundamental espiritual do Movimento Biodinâmico, em forma de um ciclo de 8 palestras para agricultores (*). Esse congresso teve lugar no castelo Koberwitz perto de Wroclaw/Breslau, que hoje abriga a prefeitura de Kobierzyce, Polônia.
O impulso da Agricultura Biodinâmica, sendo uno com a Antroposofia, tem como conseqüência natural da renovação do manejo agrícola, o sanar do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano.
Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho da industrialização direcionada à monocultura e da criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.
A Agricultura Biodinâmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual/ética com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmãos humanos.
A Biodinâmica quer lembrar todos os seres humanos que "A agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".Ver mais...
A Educação Terapêutica e Terapia Social
A educação terapêutica e terapia social
(Os itens abaixo foram escritos por Nico Brodnitz e revistos por V.W.Setzer em 13/4/10)
1. INTRODUÇÃO
A educação terapêutica e terapia social abrange os campos da pedagogia, da psicologia e da medicina. Ela observa o desenvolvimento cronológico da criança e os métodos necessários nas diversas idades, mas confronta-se igualmente com as imperfeições físicas, psíquicas e espirituais da pessoa que precisa dos cuidados especiais, ajudando na superação da discrepância entre a individualidade e o seu instrumento corpóreo.
Cada pessoa é uma individualidade preciosa, tendo sua própria tarefa e evolução na terra. Assim, na educação terapêutica e terapia social não se trata de "encaixar" a pessoa dentro dos esquemas psiquiátricos, sociopolíticos, econômico-produtivos, etc., que tanto inibem o desenvolvimento específico da personalidade, porém trata-se de fomentar justamente a capacidade de poder viver e vivenciar o que é mais verdadeiro no próprio ser. Neste sentido podemos dizer com as palavras de J.W. Goethe: "Se amamos aos homens meramente como são, degradamo-los; se os tratamos como se fossem o que deveriam ser, levamo-los aonde devem ser levados." Ver mais....
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