Na observação da criança pequena estudamos diferentes aspectos, entre eles, os seis tipos constitucionais, que são apresentados em duplas: Criança de cabeça grande e cabeça pequena, crianças terrena e cósmica, criança rica em fantasia e pobre em fantasia.
O ser humano pode se conectar com o mundo de três maneiras: através do corpo, da alma e do espírito.
Primeiro, temos a ligação com o mundo através dos sentidos da audição, paladar, olfato, tato e visão.
Ligado com os sentidos é o nosso pensamento, que traz a experiência dos sentidos para a consciência. Esta conexão do nervo e do sentido com o mundo é tanto melhor o quanto mais os nossos nervos e os órgãos dos sentidos percebem e retratam a realidade dentro das mentes de uma forma mais fiel e verdadeira e com menos interferências.
Isso é um processo bem difícil e ocorre no brincar livre das crianças na natureza.
Na percepção e no pensamento, nos apropriamos do mundo, e cuidadosamente nos adaptamos ao que está lá, e tentamos compreender a sua verdadeira natureza. Se por exemplo, alguém com quem eu estou falando viu uma flor e eu decido olhar para a flor também, então vimos à mesma coisa e visualizamos uma verdade objetiva.
Temos a capacidade de tomar o mundo e deixá-lo nos impressionar. A riqueza de nossa vida da alma é formada a partir dessas impressões, que são particulares e individuais.
Possuímos três sistemas no corpo:
O sistema neurológico ligado ao pensar, na cabeça;
O sistema circulatório-respiratório ligado ao sentir, no tronco;
E o sistema digestivo-motor ligado aos membros, pernas e braços e a digestão.
Há crianças nas quais um sistema está mais fraco do que o outro. R. Steiner fala que não há ninguém em quem os três sistemas interagem em harmonia total. Estamos sempre inclinados para um ou para outro lado, seja para o sistema neurológico ou ao sistema digestivo-motor.
O caminho do equilíbrio está no meio, através do sistema respiratório-circulatório, o sentir que permeia tudo.
Por esta razão, é importante olhar para cada criança com uma pergunta em silêncio: Como estão esses sistemas inter-relacionados? Como posso ajudá-la a reforçar a sua esfera do meio, no sistema respiratório-circulatório?
Juntamente com os quatro temperamentos a tipologia dos seis tipos constitucionais são características fundamentais na constituição, que irá ajudar que uma criança aprenda a se expressar nas mais variadas formas e revelar seu interior.
A Pedagogia deve ajudar a criança, durante seus anos escolares, no processo de individualização, necessário para a sua plena expressão e realização.
Rudolf Steiner diz que a descrição da natureza de uma criança não é uma análise dos defeitos, indicando que a criança não tem ou o que não está em ordem. É uma descrição dos dons, características e relações de todo o ser da criança.
Para conhecer um pouco mais sobre os tipos constitucionais clique aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário