O uso do giz de cera na educação infantil Valdemar Setzer
Tradicionalmente, a Pedagogia Waldorf , tanto no lar quanto na escola, utiliza-se do Giz de Cera ("crayon" em inglês) em lugar de lápis de cor, caneta hidrográfica ou marcador. Creio que se pode apresentar as seguintes razões para isso: Ver mais...
A base para um desenvolvimento sadio e adequado da criança está na compreensão de sua maneira de ser e de suas necessidades vitais por parte das pessoas que cuidam dela. Muitos erros fundamentais são cometidos no cuidado e na educação das crianças, por não se ter essa compreensão. A autora ilustra cada um dos quatro temperamentos (sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático) com ricos exemplos descritivos, os quais ela acompanhou como pedagoga. São apresentadas as bases físicas de cada temperamento, seus riscos quando se manifesta excessivamente, assim como o ‘tratamento’ e os cuidados pedagógicos para tais condições excessivas. Tanto na autoeducação como na educação infantil nunca se deve combater o temperamento, mas equilibrá-lo. As qualidades de cada temperamento podem paulatinamente ser estimuladas e florescerem, mediante o equilíbrio das unilateralidades, o que abre perspectivas de desenvolvimento para a vida futura. O homem é um ser infinitamente complexo. O passado e o futuro se encontram em sua existência presente. A corrente do passado manifesta-se em tudo o que, no ser humano, é forma e estrutura, e constitui os dados da sua natureza. A corrente do futuro atua por antecipação em tudo o que está a evoluir, que se transforma e que, por enquanto, ainda existe apenas como um potencial.
Alegrias são dádivas do destino, Que demonstram seu valor no presente. Sofrimentos, ao contrário, são fontes do conhecimento Cujo significado se mostra no futuro. Rudolf Steiner.
"Tem gente que é só passar pela gente que a gente fica contente. Tem gente que sente o que a gente sente e passa isto docemente. Tem gente que vive como a gente vive, tem gente que fala e nos olha na face, tem gente que cala e nos faz olhar. Toda essa gente que convive com a gente, leva da gente o que a gente teme passa a ser gente dentro da gente. Um pedaço da gente em outro alguém."
Psicanálise dos contos de fadas I – B. Bettelheim »
...A psicanálise foi criada para habilitar o homem a aceitar a natureza problemática da sua vida sem ser vencido por ela ou sem se entregar à fuga sistemática. Leia mais...
Se está chovendo, vou colocar Meu barquinho de papel, pra enchurrada levar Não sei pra onde vai Nem quando vai parar Talvez pare ali Talvez chegue ao mar...
Emil Molt foi o fundador da primeira escola Waldorf. Ele convidou Rudolf Steiner para se tornar o diretor pedagógico da escola, e a proposta de Steiner ficou conhecida como Pedagogia Waldorf. Ver mais...
Ouvir… de verdade, ouvir… a melodia do ser… Perceber o tema, a essência do humano viver. Discernir a dissonância do doentio padecer… Sintonizar o poder do seu sadio querer. Entender, compreender… bem querer… Empatizar, se identificar… bem afinar Para então… e só então: Falar, dialogar, diagnosticar Sugerir, intervir, agir. Tratar, medicar, operar… Com clara firmeza e… suave delicadeza, Com profunda certeza e… harmônica beleza, Reavivando a verdade; científica, fria, dura, Com estética, artística… com bondade… com ternura.
..Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido... Mateus 6:9-13 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. Mateus 5:23,24 . Ver mais...
Espírito vencedor, Flameja a impotência Das almas indecisas, Queime o egoísmo, Acenda a compaixão, Para que o altruísmo, A corrente vital da humanidade, Brote como fonte Do renascimento espiritual.
“Simplifique sua vida e seja um rei” Paramahansa Yogananda
No complexo mundo em que vivemos, falar em retorno à simplicidade pode parecer uma rejeição aos recursos que a tecnologia nos oferece, que pode nos ajudar a realizar coisas boas e construtivas para a Humanidade. Podemos utilizar a tecnologia para nosso trabalho como pais e educadores para mostrar um vídeo que sensibilize para a beleza da diversidade da fauna e flora, para um conteúdo que reforce a prática das virtudes e muitas outras coisas que possam fortalecer a criança no caminho do Bem. Mas, mesmo utilizando-se ocasionalmente dos recursos tecnológicos, nada pode substituir o contato direto com a criança, para que possamos compreender o seu ritmo que, na verdade, é a oportunidade de redescobrirmos nosso próprio ritmo essencial. Ver mais...
Em suas obras, Rudolf Steiner cita vários educadores e pensadores alemães. A principal fonte de inspiração dele foi sem dúvida alguma o intelectual Johann Wolfang von Goethe (1749-1832). A identificação possivelmente ocorreu porque o filósofo, tal como Steiner, compartilhava seu entusiasmo pela ciência sem, no entanto, se portar como um materialista. Outro pensador que o influenciou foi Johann Paul Friederich Richter (1763-1825).