segunda-feira, agosto 15

Crescer, Amadurecer- Ulrich Schaffer



Poemas Meditativos

“Eu me desprendo calmamente,
Mas com firmeza –
Também algumas vezes barulhento
E gesticulando -,
Da tutela furtiva
E da pressão daqueles
Que querem me dizer
O que devo fazer.
Eu confio nas vozes
Que surgem do silêncio em mim.
Eu me confio a elas.
Eu creio que minha vida
É carregada por um ritmo;
Que existe um fluir e brotar,
Um ascender e cair,
Um esvaziar-se
E um ‘perder o chão’.
Eu aprendo
A não me contrapor a esse ritmo, a não forçar algo
Antes de seu tempo
E a não fazer tarde demais
O que é necessário.
Eu aprendo
A me encaixar nesse ritmo
E a reencontrá-lo
No mundo ao meu redor.
Eu sou uma parte do todo.”

Imagem:https://br.pinterest.com/pin/557883472567442382/

Páscoa


O domingo de Páscoa não tem dia certo, isto é, muda todos os anos, mas sempre cai no primeiro domingo de lua cheia depois da entrada do Outono, isto no hemisfério sul onde vivemos. No hemisfério norte, a Páscoa é comemorada logo depois da entrada da Primavera.

Esta data foi fixada no ano de 325, durante o primeiro Concílio de Nicéla.

A festa da Páscoa é o ponto de partida para a fixação das datas das outras festas religiosas, as chamadas datas móveis do calendário da igreja, como é o caso do período da Quaresma, como são chamadas as seis semanas entre o carnaval e o domingo de Páscoa.

Fonte: Folha de São Paulo - 1994

A festa da Páscoa na visão da antroposofia




A Páscoa é uma festa repleta de imagens fortes e marcantes. No hemisfério sul, ela ocorre no outono, no primeiro domingo após a primeira lua cheia. A Páscoa é sempre comemorada no domingo, mostrando uma relação com o Sol, astro que rege esse dia da semana, mas também tem relação com a Lua cheia, lembrando que a lua não tem luz própria, apenas reflete a luz do sol.

O impulso de Cristo nos mantras médicos de Rudolf Steiner-

O impulso de Cristo nos mantras médicos
de Rudolf Steiner-
http://abmanacional.com.br/arquivo/76e7902a8424e40c7a43d1eedb5bda99a98bf94a-30-2-mantras-medicos.pdf

Pedagogia do Amor e Liberdade


É um erro muito grave acreditar que o prazer de observar e pesquisar possa ser desenvolvido pela coerção.
Einstein

Pedagogia do Amor e Liberdade

Pestalozzi: aprender fazendo


domingo, agosto 14

Mobile fadas.

  Mobile fadas confeccionado com lã natural.





O uso do giz de cera na educação infantil
Valdemar Setzer

Tradicionalmente, a Pedagogia Waldorf , tanto no lar quanto na escola, utiliza-se do Giz de Cera ("crayon" em inglês) em lugar de lápis de cor, caneta hidrográfica ou marcador. Creio que se pode apresentar as seguintes razões para isso: Ver mais...

Bom dia!


A Irmandade Invisível -Huberto Rohden




Desde que me encontrei com o Grande Anônimo,
Me tornei anônimo do meu velho ego,
Esse ego faminto de nomes... Ver mais...

Os quatro temperamentos na infância e o seu tratamento-Caroline von Heydebrand

A base para um desenvolvimento sadio e adequado da criança está na compreensão
de sua maneira de ser e de suas necessidades vitais por parte das pessoas que
cuidam dela. Muitos erros fundamentais são cometidos no cuidado e na educação
das crianças, por não se ter essa compreensão. A autora ilustra cada um dos quatro
temperamentos (sanguíneo, melancólico, colérico e fleumático) com ricos exemplos
descritivos, os quais ela acompanhou como pedagoga. São apresentadas as bases
físicas de cada temperamento, seus riscos quando se manifesta excessivamente,
assim como o ‘tratamento’ e os cuidados pedagógicos para tais condições excessivas.
Tanto na autoeducação como na educação infantil nunca se deve combater o
temperamento, mas equilibrá-lo. As qualidades de cada temperamento podem paulatinamente
ser estimuladas e florescerem, mediante o equilíbrio das unilateralidades,
o que abre perspectivas de desenvolvimento para a vida futura. O homem é um
ser infinitamente complexo. O passado e o futuro se encontram em sua existência
presente. A corrente do passado manifesta-se em tudo o que, no ser humano, é forma
e estrutura, e constitui os dados da sua natureza. A corrente do futuro atua por
antecipação em tudo o que está a evoluir, que se transforma e que, por enquanto,
ainda existe apenas como um potencial.

Leia mais...
http://www.abmanacional.com.br/arquivo/2e10ec740f7ce9e3d5272ec11612dd97fd1b3861-33-3-temperamentos-e-seu-tratamento.pdf



Alegrias são dádivas do destino,,,


Alegrias são dádivas do destino,
Que demonstram seu valor no presente.
Sofrimentos, ao contrário, são fontes do conhecimento
Cujo significado se mostra no futuro.

Rudolf Steiner.

Imagem http://www.antroposofy.com.br/wordpress/sete-paragrafos-de-antroposofia/

Fernando Sabino


"Tem gente que é só passar pela gente que a gente fica contente. Tem gente que sente o que a gente sente e passa isto docemente. Tem gente que vive como a gente vive, tem gente que fala e nos olha na face, tem gente que cala e nos faz olhar. Toda essa gente que convive com a gente, leva da gente o que a gente teme passa a ser gente dentro da gente. Um pedaço da gente em outro alguém."

Fernando Sabino

Imagem: http://www.kinderpostershop.de/epages/61444106.sf/de_DE/?ObjectPath=%2FShops%2F61444106%2FProducts%2FPK16

Psicanálise dos contos de fadas I – B. Bettelheim

Psicanálise dos contos de fadas I – B. Bettelheim »

...A psicanálise foi criada para habilitar o homem a aceitar a natureza problemática da sua vida sem ser vencido por ela ou sem se entregar à fuga sistemática. Leia mais...

R.Steiner

Nossa personalidade realmente se encarna de novo a cada dia em nosso universo factual.
R.Steiner

Se está chovendo...


Se está chovendo, vou colocar
Meu barquinho de papel, pra enchurrada levar
Não sei pra onde vai
Nem quando vai parar
Talvez pare ali
Talvez chegue ao mar...


É preciso não esquecer nada...-Cecília Meireles

É preciso não esquecer nada: 
nem a torneira aberta nem o fogo aceso, 
nem o sorriso para os infelizes 
nem a oração de cada instante. 

Guimarães Rosa

“Natureza da gente não cabe em nenhuma certeza. O real não está na saída e nem na chegada, ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”.

Riobaldo. Grande Sertão: veredas.
João Guimarães Rosa

Sobre Berta e Emil Molt



Emil Molt foi o fundador da primeira escola Waldorf. Ele convidou Rudolf Steiner para se tornar o diretor pedagógico da escola, e a proposta de Steiner ficou conhecida como Pedagogia Waldorf. Ver mais...

A ARTE DE CURAR-Wilhelm Kenzler


Ouvir… de verdade, ouvir… a melodia do ser…
Perceber o tema, a essência do humano viver.
Discernir a dissonância do doentio padecer…
Sintonizar o poder do seu sadio querer.
Entender, compreender… bem querer…
Empatizar, se identificar… bem afinar
Para então… e só então:
Falar, dialogar, diagnosticar
Sugerir, intervir, agir.
Tratar, medicar, operar…
Com clara firmeza e… suave delicadeza,
Com profunda certeza e… harmônica beleza,
Reavivando a verdade; científica, fria, dura,
Com estética, artística… com bondade… com ternura.

Wilhelm Kenzler

VISÃO DA ANTROPOSOFIA PARA O SIGNIFICADO OCULTO DO PERDÃO


..Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...
Mateus 6:9-13

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Mateus 5:23,24 .   Ver mais...