sábado, agosto 20

“Sabedoria...” de Rubem Alves

Segundo Nietzsche, a primeira tarefa da educação é ensinar a ver. É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que a nossa alegria aumente. As crianças não vêem “a fim de”. Seu olhar não tem nenhum objetivo prático. Vêem porque é divertido ver.

Quanto espírito é necessário na educação?

A educação não deve ser entendida como um meio para chegar a um fim, isto é, encontrar um bom emprego. Questões esquecidas nos debates atuais sobre o tema.

A criança após a troca de dentes R.Steiner

Até a puberdade, o jovem deve apropriar-se, por meio da memória, dos tesouros sobre os quais a Humanidade pensou; depois é a época de permear com conceitos o que ele, anteriormente, gravou bem na memória. Portanto, o ser humano não deve simplesmente lembrar o que ele compreendeu mas, sim, deve compreender as coisas que ele sabe, isto é, das quais, por meio da memória, ele se apossou, tal como a criança se apossou da fala. Isto vale para um âmbito muito amplo"

29 de setembro - Dia do Arcanjo Micael-Texto Christa Glass

Atenção, abrir em uma nova janela. 
No esoterismo, desde os primórdios da humanidade, quando esta ainda vivia intimamente ligada e guiada pela espiritualidade, até os tempos modernos, um ser da categoria dos arcanjos é conhecido como o guerreiro do mundo espiritual. Este ser teve vários nomes nas diversas culturas e civilizações da humanidade,

A Era de Micael e o desenvolvimento humano (Edna Andrade)

A atual época Micaélica teve início, dentro de processo de evolução do ser humano, em 1879. Esse é o marco deste evento espiritual: o conhecimento que, em épocas anteriores, o homem acolhia em si como inspiração do mundo espiritual, torna-se então, propriedade de sua alma. Sendo assim, a partir desta época a alma humana não mais recebe as idéias de "cima" de onde se desprendiam, para a formação do seu pensar, as leis cósmicas, mas sim, busca-as a partir de uma atividade intelectual autônoma, não só no mundo físico, mas dentro das profundezas do seu próprio ser.

Eu primordial...Rudolf Steiner

Eu primordial,
Do qual tudo se originou,
Eu primordial,
Ao qual tudo volta,
Eu primordial,
Que vive em mim –
Por ti eu anseio.

Fonte: GA 40, p. 94. Do GA 266/1, aula esotérica de 27/1/1907. Trad. VWS.

Rudolf Steiner

[...] do mesmo modo que para alguém que ainda desconhece o ar, este não existe, sendo algo de outro mundo, aquelas pessoas que ainda não conhecem o mundo espiritual – o qual, assim como o ar, está presente em todo lugar –, consideram esse último mundo algo transcendente, do outro mundo. Já para aquele que aceita a existência do mundo espiritual, este pertence a este mundo.

Rudolf Steiner

As religiões sofrerão uma necessária renovação quando os interesses das pessoas ampliarem-se até o ponto em que os indivíduos possam novamente enxergar o destino da humanidade acima do seu destino pessoal.
Fonte: GA 296, palestra de 15/8/1919, p. 110. Col. RYS.

A relação particular da criança com a religião


No primeiro ano de vida, quando ainda não é possível aprender a pensar e falar, o que está em primeiro plano é o aprendizado do andar e a adequação do metabolismo, partindo do leite materno, o melhor tolerado, até os alimentos normais do dia a dia, passando por muitas etapas intermediárias.

Importância da religiosidade na fase pré-escolar

Em nenhuma outra idade as experiências são tão profundas e se gravam tão indissoluvelmente em toda a constituição corpórea, anímica e espiritual como na idade pré-escolar. Se nessa idade a criança não vivenciar devoção, alegria, expectativa, participação, interesse mútuo, veneração de algo superior, falta-lhe uma experiência de si mesma, uma autoafirmação essencial.

Aristóteles

"Onde cruzam meus talentos e paixões com 
as necessidades do mundo, lá está minha direção."
Aristóteles

Rudolf Steiner

...Nos primeiros anos da infância, meios educativos como as canções devem impressionar os sentidos por seu belo ritmo. O que importa não é tanto o conteúdo, mas a beleza sonora. Quanto mais algo vivifica a visão e o ouvido, tanto melhor. Nunca se deveria subestimar a força plasmadora de movimentos de dança acompanhando o ritmo de uma música...

Rudolf Steiner-A Educação da Criança Segundo a Ciência Espiritual 

Uma criança saudável é espontânea, barulhenta, inquieta, emotiva e colorida!

Uma criança não nasce para ficar quieta, para não tocar nas coisas, ser paciente ou entreter-se. Uma criança não nasce para ficar sentada a ver TV ou a jogar no tablet. Uma criança não quer ficar quieta o tempo todo.

sexta-feira, agosto 19

Wassily Kandisnky São George 1911

Pintura em vidro 19 X 19
Lenbachhaus Munique

O Eu e o Dragão -Leonardo Boff

Sabemos que a figura do dragão é um tema recorrente em várias culturas, com significados até opostos. Assim no Ocidente é negativo: representa o mal e o mundo ameaçador ds sombras. No Oriente é positivo: é símbolo nacional da China, senhor das águas e da fertilidade. Entre os aztecas era a serpente alada (Quezalcoatl), expressão de sua identidade cultural. Não raro os pobres entre nós dizem: “para me manter, tenho que matar um dragão por dia”, pois assim o exige a dureza da vida.

A CRIAÇÃO DO MUNDO NA VISÃO INDÍGENA

Grupo de estudos Pindorama

A Sabedoria dos Mitos
Susanne Rotermund

“... Entre a época pré-religiosa e a época da verdadeira consciência religiosa houve, no entanto, um estado intermediário. É deste que se originam todas as mitologias, as sagas e as histórias dos mundos espirituais dos diversos povos. É uma idéia abstrata, que nada intui dos verdadeiros processos espirituais, aquela que qualifica como pura invenção da fantasia popular todas as figuras da mitologia... Não, não se trata de fantasias poéticas dos povos...” (STEINER R., 2003, p.24)

Drummond


A MÃO REVELA O SER HUMANO- Ute Craemer

Podemos nos perguntar por que neste módulo sobre o corpo há uma
fala específica sobre a mão humana, por que não sobre os órgãos do
metabolismo, ou o coração, os pés, o cérebro? Todas estas partes do
corpo humano, lógico, são importantes, todas elas também têm sua
forma e função impregnadas pelo específico do ser HUMANO.

Rudolf Steiner

“Os homens eram muito vigorosos e sabiam como obter os mais diversos tesouros da Terra. Eles podiam cultivar os campos e usar seus frutos para subsistir e adquiriram uma forte Vontade (força de vontade) por meio da disciplina a que haviam sido submetidos. A alma e o coração eram subdesenvolvidos, o que não acontecia com as mulheres que tinham um grande desenvolvimento da memória e fantasia e de tudo o que se relaciona a elas.

Dores e Alegrias

Palestra proferida por Rudolf Steiner
08/02/1912

Quem olha para o seu destino com sentimentos despreconceituosos, como se tivesse querido as suas dores, experimenta algo muito particular quando observa seus prazeres e alegrias. Ele não se concilia com estes últimos, como com seus sofrimentos. Para nós é fácil achar consolo no sofrimento, e quem não acredita nisso tente se aprofundar . Mas é dificil se conciliar com alegrias e prazeres. Se alguém quiser se interiorizar profundamente no estado de ânimo de ter querido seus sofrimentos, ele não poderá deixar de se sentir profundamente envergonhado se projetar isso para seus prazeres e alegrias.