De modo suave, você pode sacudir o mundo.
Gandhi
Menu
segunda-feira, agosto 22
CONDiçõES pARA O DESENVOLViMENTO SAuDÁVEL DA MEMóRiA
Há um numero de condições para um desenvolvimento correto da memória nas crianças.
As crianças pequenas não relacionam fatos; fatos não querem dizer nada pra elas. Suas almas só podem trabalhar com imagens que são, simultaneamente, a realidade da criança, bem como as imagens dessa realidade.
As crianças pequenas não relacionam fatos; fatos não querem dizer nada pra elas. Suas almas só podem trabalhar com imagens que são, simultaneamente, a realidade da criança, bem como as imagens dessa realidade.
“Conversações com Goethe” by Johann Peter Eckermann.
“Quem sou eu? O que eu fiz? Eu recolhi tudo aquilo que observei e aprendi. Minhas obras foram alimentadas por uma multidão de indivíduos diversos, de ignorantes e sábios, de sagazes e tolos. Infância, idade madura e velhice – todas vieram me oferecer seus pensamentos, seus poderes, sua maneira de ser. Muitas vezes recolhi aquilo que outros semearam. Minha obra é a de um ser coletivo e leva o nome de Goethe.”
(17 de Fevereiro de 1832)
Helena Blavatsky
“O potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos UM.”
Helena Blavatsky
Germinam desejos da alma...Rudolf Steiner
Germinam desejos da alma
Crescem ações do querer
Amadurecem frutos da vida.
Eu sinto meu destino,
Meu destino me encontra.
Eu sinto minha estrela,
Minha estrela me encontra.
Eu sinto minhas metas,
Minhas metas me encontram.
Porque muitas pessoas ,,,
Porque muitas pessoas desconfiam do mecanismo natural de aprendizado da criança?
Pode parecer estranho ao movimento do Maternal e Jardim de Infância que a idéia do brincar, como tema central e fonte de aprendizado, necessite ser defendida. Entretanto há muita pressão sobre os educadores desta faixa etária (0 a 7 anos) que está conduzindo a uma prática não apropriada, em particular uma introdução formal precoce para a leitura, a escrita e os números.
Pode parecer estranho ao movimento do Maternal e Jardim de Infância que a idéia do brincar, como tema central e fonte de aprendizado, necessite ser defendida. Entretanto há muita pressão sobre os educadores desta faixa etária (0 a 7 anos) que está conduzindo a uma prática não apropriada, em particular uma introdução formal precoce para a leitura, a escrita e os números.
Educação com limites – Germe da liberdade
É preciso que saibamos distinguir entre ser autoritário e agir com autoridade. Muitas vezes as duas coisas se confundem numa só e muitos ainda pensam como nos anos 60 e 70, «que é preciso questionar a autoridade».
É preciso que saibamos agir com autoridade com nossos alunos e filhos. Entre os sete e os catorze anos a criança clama por autoridade para o bom desenvolvimento da sua alma e precisa de autoridade para poder situar-se no mundo com mais firmeza.
É preciso que saibamos agir com autoridade com nossos alunos e filhos. Entre os sete e os catorze anos a criança clama por autoridade para o bom desenvolvimento da sua alma e precisa de autoridade para poder situar-se no mundo com mais firmeza.
Um caminho terapêutico dos trabalhos manuais no processo psicopedagógico
Atualmente vivemos numa sociedade obcecada pelo intelectualismo e pelas coisas prontas. Estamos na era dos “fast foods”, dos cartões magnéticos, do mundo virtual e de outras tarefas mecânicas.
Nossas mãos, em decorrência do avanço tecnológico, foram relegadas a apertar botões, contar dinheiro, pagar e levar a mercadoria paracasa.
Nossas mãos, em decorrência do avanço tecnológico, foram relegadas a apertar botões, contar dinheiro, pagar e levar a mercadoria paracasa.
O ser humano vivência...Albert Einstein
O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas.
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.
Albert Einstein
Imagem:Escher
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.
Albert Einstein
Imagem:Escher
Brincar com crianças...Carlos Drummond de Andrade
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Eu sou a terra... Cora Coralina
Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Relação entre psique e corpo, vida e forma, espírito e matéria
Nem tudo é dias de sol,... Fernando Pessoa
... Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se
-Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E quando haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...
Fernando Pessoa
E a chuva, quando falta muito, pede-se
-Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E quando haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...
Fernando Pessoa
"Não basta existir...Roberto Crema
"Não basta existir, há que viver.
Não basta viver, há que ser.
Não basta ser, há que transparecer.
Não basta transparecer, há que servir.
Não basta viver, há que ser.
Não basta ser, há que transparecer.
Não basta transparecer, há que servir.
domingo, agosto 21
"Se atentarmos para como criança...Rudolf Steiner
"Se atentarmos para como criança, em essência, é um ser imitador, ela, em certa medida, é um órgão sensorial anímico que, de uma maneira corpórea-religiosa, está entregue ao ambiente que a circunda. Teremos então de atentar essencialmente para que, nesta fase da vida, portanto, até à troca de dentes, tudo atue verdadeiramente, no ambiente que a circunda, de modo que a criança possa assimilar sensorialmente e elaborar em si.
Não há, basicamente... Rudolf Steiner
Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.
Fonte: GA 306, palestra de 20/4/1923. Trad. VWS.
Rudolf Steiner
Fonte: GA 306, palestra de 20/4/1923. Trad. VWS.
Rudolf Steiner
Clarice Lispector
“Não é à toa que entendo os que buscam caminho.
como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza, o meu melhor modo de ser, o meu melhor atalho, já que não ouso mais falar em caminho.
como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza, o meu melhor modo de ser, o meu melhor atalho, já que não ouso mais falar em caminho.
Do livro “O Profeta” Khalil Gibran
E um velho sacerdote disse: Fala-nos da Religião.
E ele respondeu:
Terei falado de outra coisa até agora?
Não será a religião senão todos os atos e toda a reflexão, e tudo aquilo que não é ato nem reflexão, mas encantamento e surpresa sempre emergentes da alma, mesmo quando as mãos talham a pedra ou trabalham no tear?
E ele respondeu:
Terei falado de outra coisa até agora?
Não será a religião senão todos os atos e toda a reflexão, e tudo aquilo que não é ato nem reflexão, mas encantamento e surpresa sempre emergentes da alma, mesmo quando as mãos talham a pedra ou trabalham no tear?
sábado, agosto 20
A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A ANTROPOSOFIA - RUDOLF LANZ
Em fins do século passado o grande biólogo Ernst Haeckel formulou sua genial lei biogenética
fundamental: “Em sua evolução embrionária, todo animal percorre,
sucessivamente, estados correspondentes aos graus de evolução que os animais inferiores
percorreram, na história das espécies, até chegarem a ele”.
fundamental: “Em sua evolução embrionária, todo animal percorre,
sucessivamente, estados correspondentes aos graus de evolução que os animais inferiores
percorreram, na história das espécies, até chegarem a ele”.
Assinar:
Postagens (Atom)