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segunda-feira, agosto 22
Germinam desejos da alma...Rudolf Steiner
Germinam desejos da alma
Crescem ações do querer
Amadurecem frutos da vida.
Eu sinto meu destino,
Meu destino me encontra.
Eu sinto minha estrela,
Minha estrela me encontra.
Eu sinto minhas metas,
Minhas metas me encontram.
Porque muitas pessoas ,,,
Porque muitas pessoas desconfiam do mecanismo natural de aprendizado da criança?
Pode parecer estranho ao movimento do Maternal e Jardim de Infância que a idéia do brincar, como tema central e fonte de aprendizado, necessite ser defendida. Entretanto há muita pressão sobre os educadores desta faixa etária (0 a 7 anos) que está conduzindo a uma prática não apropriada, em particular uma introdução formal precoce para a leitura, a escrita e os números.
Pode parecer estranho ao movimento do Maternal e Jardim de Infância que a idéia do brincar, como tema central e fonte de aprendizado, necessite ser defendida. Entretanto há muita pressão sobre os educadores desta faixa etária (0 a 7 anos) que está conduzindo a uma prática não apropriada, em particular uma introdução formal precoce para a leitura, a escrita e os números.
Educação com limites – Germe da liberdade
É preciso que saibamos distinguir entre ser autoritário e agir com autoridade. Muitas vezes as duas coisas se confundem numa só e muitos ainda pensam como nos anos 60 e 70, «que é preciso questionar a autoridade».
É preciso que saibamos agir com autoridade com nossos alunos e filhos. Entre os sete e os catorze anos a criança clama por autoridade para o bom desenvolvimento da sua alma e precisa de autoridade para poder situar-se no mundo com mais firmeza.
É preciso que saibamos agir com autoridade com nossos alunos e filhos. Entre os sete e os catorze anos a criança clama por autoridade para o bom desenvolvimento da sua alma e precisa de autoridade para poder situar-se no mundo com mais firmeza.
Um caminho terapêutico dos trabalhos manuais no processo psicopedagógico
Atualmente vivemos numa sociedade obcecada pelo intelectualismo e pelas coisas prontas. Estamos na era dos “fast foods”, dos cartões magnéticos, do mundo virtual e de outras tarefas mecânicas.
Nossas mãos, em decorrência do avanço tecnológico, foram relegadas a apertar botões, contar dinheiro, pagar e levar a mercadoria paracasa.
Nossas mãos, em decorrência do avanço tecnológico, foram relegadas a apertar botões, contar dinheiro, pagar e levar a mercadoria paracasa.
O ser humano vivência...Albert Einstein
O ser humano vivência a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo - numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas.
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.
Albert Einstein
Imagem:Escher
Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.
Albert Einstein
Imagem:Escher
Brincar com crianças...Carlos Drummond de Andrade
“Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)
Eu sou a terra... Cora Coralina
Eu sou a terra, eu sou a vida.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Do meu barro primeiro veio o homem.
De mim veio a mulher e veio o amor.
Veio a árvore, veio a fonte.
Vem o fruto e vem a flor.
Relação entre psique e corpo, vida e forma, espírito e matéria
Nem tudo é dias de sol,... Fernando Pessoa
... Nem tudo é dias de sol,
E a chuva, quando falta muito, pede-se
-Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E quando haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...
Fernando Pessoa
E a chuva, quando falta muito, pede-se
-Por isso tomo a infelicidade com a felicidade
Naturalmente, como quem não estranha
Que haja montanhas e planícies
E quando haja rochedos e erva...
O que é preciso é ser-se natural e calmo
Na felicidade ou na infelicidade,
Sentir como quem olha,
Pensar como quem anda,
E quando se vai morrer, lembrar-se de que o dia morre,
E que o poente é belo e é bela a noite que fica...
Assim é e assim seja...
Fernando Pessoa
"Não basta existir...Roberto Crema
"Não basta existir, há que viver.
Não basta viver, há que ser.
Não basta ser, há que transparecer.
Não basta transparecer, há que servir.
Não basta viver, há que ser.
Não basta ser, há que transparecer.
Não basta transparecer, há que servir.
domingo, agosto 21
"Se atentarmos para como criança...Rudolf Steiner
"Se atentarmos para como criança, em essência, é um ser imitador, ela, em certa medida, é um órgão sensorial anímico que, de uma maneira corpórea-religiosa, está entregue ao ambiente que a circunda. Teremos então de atentar essencialmente para que, nesta fase da vida, portanto, até à troca de dentes, tudo atue verdadeiramente, no ambiente que a circunda, de modo que a criança possa assimilar sensorialmente e elaborar em si.
Não há, basicamente... Rudolf Steiner
Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.
Fonte: GA 306, palestra de 20/4/1923. Trad. VWS.
Rudolf Steiner
Fonte: GA 306, palestra de 20/4/1923. Trad. VWS.
Rudolf Steiner
Clarice Lispector
“Não é à toa que entendo os que buscam caminho.
como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza, o meu melhor modo de ser, o meu melhor atalho, já que não ouso mais falar em caminho.
como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza, o meu melhor modo de ser, o meu melhor atalho, já que não ouso mais falar em caminho.
Do livro “O Profeta” Khalil Gibran
E um velho sacerdote disse: Fala-nos da Religião.
E ele respondeu:
Terei falado de outra coisa até agora?
Não será a religião senão todos os atos e toda a reflexão, e tudo aquilo que não é ato nem reflexão, mas encantamento e surpresa sempre emergentes da alma, mesmo quando as mãos talham a pedra ou trabalham no tear?
E ele respondeu:
Terei falado de outra coisa até agora?
Não será a religião senão todos os atos e toda a reflexão, e tudo aquilo que não é ato nem reflexão, mas encantamento e surpresa sempre emergentes da alma, mesmo quando as mãos talham a pedra ou trabalham no tear?
sábado, agosto 20
A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA SEGUNDO A ANTROPOSOFIA - RUDOLF LANZ
Em fins do século passado o grande biólogo Ernst Haeckel formulou sua genial lei biogenética
fundamental: “Em sua evolução embrionária, todo animal percorre,
sucessivamente, estados correspondentes aos graus de evolução que os animais inferiores
percorreram, na história das espécies, até chegarem a ele”.
fundamental: “Em sua evolução embrionária, todo animal percorre,
sucessivamente, estados correspondentes aos graus de evolução que os animais inferiores
percorreram, na história das espécies, até chegarem a ele”.
O sono e o sonho na visão da Antroposofia.
Durante o estado de vigília, os quatro membros da entidade humana fazem-se presentes: Podemos também dizer que o indivíduo, para constituir o seu ser, reúne, durante a sua vida, "substâncias" de quatro planos.
Essa aglomeração está longe de ser harmoniosa. Sabemos, por experiência própria, que nem o nosso corpo, nem a nossa alma, nem o nosso eu como ser moral, são perfeitos. Ao contrário, a nossa vida traz um desgaste constante dos vários membros da nossa entidade.
Ciência e Espiritualidade Dr. Wilhelm Kenzler
“Acordei com um sonho. Um sonho que vivi.
Um sonho de uma medicina luminosa, de uma relação médico-paciente calorosa, de um diagnóstico integral, bio-psico-social e espiritual, de uma terapia de gente para gente, de uma cura da pessoa que pensa, sente e cria, de uma pessoa humana que tem dignidade, vive em liberdade uma vida que tem significado.”
Um sonho de uma medicina luminosa, de uma relação médico-paciente calorosa, de um diagnóstico integral, bio-psico-social e espiritual, de uma terapia de gente para gente, de uma cura da pessoa que pensa, sente e cria, de uma pessoa humana que tem dignidade, vive em liberdade uma vida que tem significado.”
O CAOS NA SEMENTE
Rudolf Steiner esclarece que, ao mesmo tempo em que a construção molecular terrena é estimulada à máxima complexidade dentro da semente, desta jamais resultaria um novo organismo. A semente, quando elevada à máxima complexidade, degenera em poeira cósmica e, no momento em que um pequeno caos se faz presente, todo o Universo circundante principia a atuar, imprimindo-se nela e organizando, a partir do pequeno caos, o que de todos os lados pode ser construído nela mediante as atuações oriundas do Universo. E na semente se manifesta uma imagem universal capaz de construir um novo organismo
Resgatando o Sagrado na Educação
“O educador não educa pelo que ensina, mas pelo que ele próprio é” - (Caroline von Heydebrand)
O tempo urge!
Neste momento de muitas mudanças coletivas e individuais, é preciso estar conectado ao nosso ser interior, e ouvir a voz do coração...
Reconhecer o sagrado em nós...
Vivemos seguramente um momento de profunda transformação na educação, onde as boas novas convidam-nos a falar de amor, desejo, alegria e inteireza humana.
O tempo urge!
Neste momento de muitas mudanças coletivas e individuais, é preciso estar conectado ao nosso ser interior, e ouvir a voz do coração...
Reconhecer o sagrado em nós...
Vivemos seguramente um momento de profunda transformação na educação, onde as boas novas convidam-nos a falar de amor, desejo, alegria e inteireza humana.
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