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segunda-feira, agosto 22
O QUE SÃO MEDICAMENTOS ANTROPOSÓFICOS? - Dr. Nilo Gardin
Publicado na Revista ATP ano 1 Nº. 2, 2007
Quando alguém começa um tratamento com a medicina antroposófica, uma das primeiras perguntas que surge é: o que é um medicamento antroposófico? Quais as diferenças em relação aos outros medicamentos?
Quando alguém começa um tratamento com a medicina antroposófica, uma das primeiras perguntas que surge é: o que é um medicamento antroposófico? Quais as diferenças em relação aos outros medicamentos?
Temperamentos
Rudolf Steiner diz que a essência arquetípica que perpassa as encarnações
provoca uma determinada ação nos 4 membros da natureza humana.
A partir da interação desses 4 membros é que surge o
matiz do homem que se chama de temperamento.
provoca uma determinada ação nos 4 membros da natureza humana.
A partir da interação desses 4 membros é que surge o
matiz do homem que se chama de temperamento.
Cinco maneiras de despertar a espiritualidade de seus filhos Por Edward Hoffman
“Exponha seu filho à natureza sempre que possível. A proximidade com a natureza durante nossos primeiros anos de vida tem um efeito profundo em nosso desenvolvimento espiritual. Aceite a imaginação e o sentido de deslumbramento de seu filho. A imaginação é uma ferramenta vital para o desenvolvimento interior.
"A Chegada do Navio" (Khalil Gibran)
Almustafa, o escolhido e bem amado, que era aurora do seu próprio dia, esperara doze anos na cidade de Orfalés pelo navio que havia de o recolher e levar de volta à sua ilha natal.
E no décimo segundo ano, no sétimo dia de Eilul, o mês das colheitas, subiu à colina sem muralhas e pôs-se a olhar para o mar; e viu o seu navio aparecer com a bruma.
E no décimo segundo ano, no sétimo dia de Eilul, o mês das colheitas, subiu à colina sem muralhas e pôs-se a olhar para o mar; e viu o seu navio aparecer com a bruma.
Os 9 Setênios (Antroposofia)
Primeiro Setênio – 0 a 7 anos
É na primeira infância, mais precisamente durante os primeiros 7 anos, que as forças da individualidade estão localizadas na cabeça, e a tarefa neste período, é crescer, desenvolver os órgãos físicos que estão sendo formados, independizar o pólo superior do corpo, do pensar.
É na primeira infância, mais precisamente durante os primeiros 7 anos, que as forças da individualidade estão localizadas na cabeça, e a tarefa neste período, é crescer, desenvolver os órgãos físicos que estão sendo formados, independizar o pólo superior do corpo, do pensar.
Taittiriya-Upanishad
“Om que estejamos sempre unidos e bem nutridos.
Que estejamos sempre unidos e protegidos.
Que trabalhemos juntos.
Que progridamos juntos.
Que nosso conhecimento seja luminoso e realizador.
Que nunca haja inimizade entre nós.
Que haja paz, paz, paz.”
(Taittiriya-Upanishad)
Que estejamos sempre unidos e protegidos.
Que trabalhemos juntos.
Que progridamos juntos.
Que nosso conhecimento seja luminoso e realizador.
Que nunca haja inimizade entre nós.
Que haja paz, paz, paz.”
(Taittiriya-Upanishad)
MAGNIFICAT- Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)
Quando é que passará esta noite interna, o universo,
E eu, a minha alma, terei o meu dia?
Quando é que despertarei de estar acordado?
Não sei. O sol brilha alto,
Impossível de fitar.
E eu, a minha alma, terei o meu dia?
Quando é que despertarei de estar acordado?
Não sei. O sol brilha alto,
Impossível de fitar.
Não sei se a vida...Cora Coralina
Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silencio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove.
A “mãe suficientemente boa” tem a sabedoria de apresentar o mundo em doses “homeopáticas”
Desde a Antiguidade o ser humano pensa em deuses, anjos, santos e criaturas mitológicas. Antes disto, há 20 mil anos, na Europa, o homem das cavernas desenhava animais com valor de totens e pintava simbolizações mágicas de caça. A habilidade em acreditar é traço característico do ser humano e se fortalece no exercício da imaginação.
A Criança Pequena é Religiosa.
As crianças trazem consigo uma confiança incondicional, só comparável, em intensidade, a mais profunda entrega religiosa. Isto pode ficar evidente, por exemplo, durante o exame de um bebê de três meses. A criança, já despida, está deitada sobre a mesa de exame; a mãe, ao lado, aguarda que o medico a examine e verifique " se tudo está em ordem".
ODE À ALEGRIA -Ludwig van Beethoven
(Ode à Alegria, de Friedrich von Schiller, tradução do original, tal como se canta na 9a sinfonia de Ludwig van Beethoven)
Oh amigos, mudemos de tom! Entoemos algo mais agradável E cheio de alegria!
Alegria, mais belo fulgor divino, Filha de Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Teus encantos unem novamente
O que o rigor da moda separou.
Oh amigos, mudemos de tom! Entoemos algo mais agradável E cheio de alegria!
Alegria, mais belo fulgor divino, Filha de Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Teus encantos unem novamente
O que o rigor da moda separou.
A ESCOLA SEM MEDO? UMA ABORDAGEM DA PEDAGOGIA SEGUNDO RUDOLF STEINER
Parecia ser inevitável, na nossa civilização, que o percurso escolar de uma pessoa estivesse ligado ao medo. Conhecemos as histórias do quarto escuro, da palmatória, das orelhas de burro à janela, da permanência em horas extraordinárias, da peregrinação por outras salas com dísticos esclarecedores do “crime”, etc., etc.!
Machado de Assis (através de Hortênsia Calçada)
Dois horizontes fecham nossa vida:
Um horizonte, — a saudade
Do que não há de voltar;
Outro horizonte, — a esperança
Dos tempos que hão de chegar;
No presente, — sempre escuro, —
Um horizonte, — a saudade
Do que não há de voltar;
Outro horizonte, — a esperança
Dos tempos que hão de chegar;
No presente, — sempre escuro, —
CONDiçõES pARA O DESENVOLViMENTO SAuDÁVEL DA MEMóRiA
Há um numero de condições para um desenvolvimento correto da memória nas crianças.
As crianças pequenas não relacionam fatos; fatos não querem dizer nada pra elas. Suas almas só podem trabalhar com imagens que são, simultaneamente, a realidade da criança, bem como as imagens dessa realidade.
As crianças pequenas não relacionam fatos; fatos não querem dizer nada pra elas. Suas almas só podem trabalhar com imagens que são, simultaneamente, a realidade da criança, bem como as imagens dessa realidade.
“Conversações com Goethe” by Johann Peter Eckermann.
“Quem sou eu? O que eu fiz? Eu recolhi tudo aquilo que observei e aprendi. Minhas obras foram alimentadas por uma multidão de indivíduos diversos, de ignorantes e sábios, de sagazes e tolos. Infância, idade madura e velhice – todas vieram me oferecer seus pensamentos, seus poderes, sua maneira de ser. Muitas vezes recolhi aquilo que outros semearam. Minha obra é a de um ser coletivo e leva o nome de Goethe.”
(17 de Fevereiro de 1832)
Helena Blavatsky
“O potencial da humanidade é infinito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. Estamos todos nele juntos. Somos UM.”
Helena Blavatsky
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