Todos aqueles que entram em contato com a Pedagogia Waldorf, baseada nas reais necessidades da criança e seu desenvolvimento, certamente percebem quão bela ela é: dos encantadores brinquedos naturais e criativos; dos temas das épocas do ano ligados à natureza e às festas universais cristãs; nas turmas do jardim de infância com crianças de 3 anos a 6 anos de idade como uma grande família
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terça-feira, setembro 3
segunda-feira, julho 8
A importância da religiosidade na fase pré-escolar
Em nenhuma outra idade as experiências são tão profundas e se gravam tão indissoluvelmente em toda a constituição corpórea, anímica e espiritual como na idade pré-escolar. Se nessa idade a criança não vivenciar devoção, alegria, expectativa, participação, interesse mútuo, veneração de algo superior, falta-lhe uma experiência de si mesma, uma autoafirmação essencial.
JOHANNES HEMLEBEN-MONOGRAFIA ILUSTRADA
JOHANNES HEMLEBEN, EM SUA MONOGRAFIA ILUSTRADA SOBRE RUDOLF STEINER, ESCLARECE OS MAL-ENTENDIDOS SOBRE A SUPOSTA “TRAIÇÃO DE MISTÉRIOS”
AUSÊNCIA-Carlos Drummond de Andrade
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
AQUELES QUE JÁ SE FORAM…Rudolf Steiner
O meu amor esteja contigo na região do espírito.
Deixe encontrar a tua alma
Pela minha que procura
Deixe suavizar o teu gelo
Pelo meu pensamento da tua essência
Assim estamos ligados
Deixe encontrar a tua alma
Pela minha que procura
Deixe suavizar o teu gelo
Pelo meu pensamento da tua essência
Assim estamos ligados
quinta-feira, junho 27
Processos planetários nos contos de fadas: Os Seis Cisnes
A interpretação dos símbolos na realidade, não tem sentido. (...) O comportamento justo frente aos símbolos é de criá-los e vivê-los, assim como as fábulas, lendas e contos não devem ser acolhidos unicamente de maneira abstrata, mas nos identificando com eles.
DICAS PARA PROMOVER A RESILIÊNCIA NAS CRIANÇAS
DICAS PARA PROMOVER A RESILIÊNCIA NAS CRIANÇAS
A resiliência é um conjunto de fatores internos nos quais a pessoa se sustenta para enfrentar e crescer diante das adversidades da vida. Uma pessoa que enfrenta uma situação muito difícil como a perda de alguém próximo ou uma experiência de violência e sai dessa experiência fortalecida é considerada uma pessoa resiliente. No entanto, atualmente a concepção de resiliência está sendo ampliada. Isso porque vivemos em mundo que nos submete a um contexto adverso a todo o momento, com um ritmo muito acelerado e com um número de tarefas cada vez maiores para serem cumpridas. Assim, para que seja possível nesse contexto, reconhecer e atender as suas próprias necessidades e prosseguir com o seu processo de crescimento sem sucumbir aos efeitos do estresse é importante que as pessoas possam localizar dentro de si as características que promovem a resiliência e possam ajudar seus filhos nesse processo.
As características das pessoas resilientes são promovidas por alguns cuidados que podem ser oferecidos desde os primeiros anos de vida da criança. No começo da vida, o cuidado que promove a resiliência é a relação de amor e confiança que os pais constroem com seus filhos. A criança confia em alguém quando ela recorre a essa pessoa nos momentos em que se sente triste, com raiva, ou com medo, por exemplo, e ao contar o que sente, essa pessoa é capaz de compreender a sua experiência e ajudá-la a se acalmar. Na medida em que essas experiências se repetem ao longo do tempo, a criança percebe que o mal estar que experimenta nessas ocasiões é passageiro e que ela pode agir (pedindo ajuda para viver seus sentimentos na companhia de alguém) para voltar a se sentir bem. Essas experiências além de evitarem que a criança fique isolada com seus sentimentos, também representam a base para o desenvolvimento de algumas características encontradas em pessoas resilientes, como: a autoestima (ela se sente amada, na medida em que percebe que os seus pais estão preocupados em ajudá-la), a estabilidade emocional (não fica tomada pelos seus sentimentos quando percebe que é capaz de assumir o controle e agir para voltar a se sentir bem) e a esperança (a criança percebe que o mal estar não dura para sempre!).
Além disso, outra característica das pessoas resilientes é a capacidade de refletir sobre as suas experiências, o que é fundamental para que se possa atribuir um sentido para o próprio sofrimento ou para que não se perca o contato com os próprios sentimentos e pensamentos nos momentos em que se tem um excesso de tarefas a serem cumpridas. A capacidade de reflexão também pode ser incentivada pelos pais durante a infância e a melhor maneira de fazer isso é por meio do diálogo. Nesse sentido, é muito positivo quando os pais criam o hábito de sentar ao lado dos seus filhos durante alguns minutos por dia, mesmo que seja para assistirem televisão juntos ou jogar um jogo e aproveitam esses momentos para perguntar não só o que a criança fez durante o dia, mas também como se sentiu e o que pensou durante os acontecimentos que ela escolheu compartilhar. Com o tempo, a criança adquire a habilidade de estabelecer esse dialogo consigo mesma e pode manter o contato com seus sentimentos e opiniões mesmo quando precisa enfrentar um ritmo mais acelerado de atividades.
A resiliência também se sustenta na possibilidade da pessoa reconhecer e confiar nas suas próprias habilidades e características. Por isso, ajudar a criança a se conhecer é um cuidado precioso que irá fortalecer o seu autoconhecimento, a sua autoestima e autoconfiança para que ela possa confiar que é capaz de enfrentar as situações difíceis que a vida lhe impõe. Para tanto, é importante que os pais se mantenham sensíveis em relação à criança para reconhecer o que ela faz que desperta a sua atenção. Quando isso acontece, é preciso que eles contem para a criança o que perceberam. Por exemplo, se ela beija e abraça os pais com espontaneidade e os pais contam para a criança o quanto ela é carinhosa. Ou se a criança começa a arrumar seus brinquedos depois de usá-los e os pais comentam como ela é organizada, com o tempo, a criança pode ir se apropriando e reconhecendo em si essas habilidades e características e recorrer a esses recursos sempre que precisar.
Se de um lado podemos cuidar para que as crianças fiquem menos vulneráveis a situações nos quais os riscos são previsíveis e não se envolvam em um excesso de atividades para tentar amenizar os efeitos do estresse. Por outro lado, não há como protegê-las completamente dos riscos e das inúmeras dificuldades que a vida apresenta a todas as pessoas. Os riscos e as dificuldades são inerentes à vida e o melhor que podemos fazer é educar as crianças para que sejam resilientes e possam fazer uso dessas situações para acumular sabedoria e experiência.
Fonte Carla Poppa
http://www.sab.org.br/
O Impulso Micaélico na Pedagogia Curativa
Já quase esquecida na cultura atual, a comemoração ou festa de São Micael, em 29 de setembro, faz parte fundamental das celebrações cristãs anuais, que nos trazem as inspirações necessárias para a condução de nossas vidas.
Eu amo tudo o que foi...Fernando Pessoa
Eu amo tudo o que foi
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.
Fernando Pessoa
Tudo o que já não é
A dor que já me não dói
A antiga e errônea fé
O ontem que a dor deixou,
O que deixou alegria
Só porque foi, e voou
E hoje é já outro dia.
Fernando Pessoa
As imagens ou pinturas de Nossa Senhora,
As imagens ou pinturas de Nossa Senhora, também conhecidas por Madonas, podem irradiar uma grande força curativa. Independentemente da crença religiosa, terapeutas indicam a contemplação dessas obras para a harmonização das aflições e dos conflitos.
Os quadros da Virgem, feitos em uma época chamada Renascimento (séculos 14, 15 e 16), talvez sejam os mais especiais. Parece que, naquele tempo, o ser humano era mais sensível, sobretudo alguns artistas, como o pintor Rafael (1483-1520). Ele tinha o dom de captar e ancorar na Terra a presença divina de Maria. Pintou a Virgem em diferentes versões, como se quisesse, por meio dos quadros, passar para o mundo um impulso espiritual.
ABENÇOAR A CASA
Os quadros da Virgem, feitos em uma época chamada Renascimento (séculos 14, 15 e 16), talvez sejam os mais especiais. Parece que, naquele tempo, o ser humano era mais sensível, sobretudo alguns artistas, como o pintor Rafael (1483-1520). Ele tinha o dom de captar e ancorar na Terra a presença divina de Maria. Pintou a Virgem em diferentes versões, como se quisesse, por meio dos quadros, passar para o mundo um impulso espiritual.
ABENÇOAR A CASA
quarta-feira, junho 26
O Culpado- Pablo Neruda
Eu me declaro culpado de não ter feito
Com estas mãos que me deram,
uma vassoura.
Por que não fiz uma vassoura?
Por que me deram mãos?
Com estas mãos que me deram,
uma vassoura.
Por que não fiz uma vassoura?
Por que me deram mãos?
Quando deveriam ser celebrados os festivais no Hemisfério Sul? (Sergei Prokofieff)
Sem que tomemos consciência da geografia espiritual da porção sul da Terra passando certo tempo nela, qualquer resposta a esta questão terá de ser provisória. Mas a ciência espiritual permite-nos contribuir com uma observação para este tema.
Sem que tomemos consciência da geografia espiritual da porção sul da Terra passando certo tempo nela, qualquer resposta a esta questão terá de ser provisória. Mas a ciência espiritual permite-nos contribuir com uma observação para este tema.
RESILIÊNCIA E A ESPIRITUALIDADE Ute Craemer
A consciência é o olho de Deus no interior do homem!
A Aliança pela Infância tem como meta principal desenvolver no ser humano, em especial na criança, a capacidade de manter sua dignidade apesar dos danos que a ela podem ser infligidos, como por exemplo, negligência, abuso, má-nutrição, poluição visual, pressão escolar precoce etc.
A Aliança pela Infância parte do pressuposto de que o ser humano se forma a partir de vários fatores:
A Aliança pela Infância tem como meta principal desenvolver no ser humano, em especial na criança, a capacidade de manter sua dignidade apesar dos danos que a ela podem ser infligidos, como por exemplo, negligência, abuso, má-nutrição, poluição visual, pressão escolar precoce etc.
A Aliança pela Infância parte do pressuposto de que o ser humano se forma a partir de vários fatores:
O que é um brinquedo pedagógico?
“O brinquedo pode ser tanto o amigo quanto o inimigo do desenvolvimento corporal e psíquico da criança. É o amigo das forças plasmadoras quando simples, primitivo e não muito sofisticado, oferecendo, portanto à criança toda a possibilidade de uma atividade própria, quando ela o completa ou modifica sua fantasia”.
Caroline von Heydebrand
Caroline von Heydebrand
CONTAR HISTÓRIAS: CONSTRUINDO UMA BASE MORAL E AFETIVA PARA A CRIANÇA
terça-feira, junho 25
Rudolf Steiner foi filósofo e naturalista...
Odontologia - Clínica Tobias
Ao observarmos o trabalho desenvolvido por Rudolf Steiner com a Pedagogia Waldorf, a partir de 1919, e das palestras para médicos proferidas desde 1920 que trouxeram a ampliação da medicina, vemos claramente orientações salutogenéticas em busca de uma integração do ser humano.
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